20/09/2023
Exportações tiveram aumento de 268% em agosto de 2023 em Birigui

Birigui apresentou crescimento de 268% nas exportações no mês de agosto de 2023 quando comparado com o mesmo período do ano passado. O valor exportado foi de US$ 9,2 milhões ante aos US$ 2,5 milhões em agosto de 2022, registrando aumento nominal de US$ 6,7 milhões.

Os dados são do Observatório de Inteligência Econômica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Birigui, com base nas informações divulgadas pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

Os três principais produtos exportados em agosto foram transformadores elétricos, que somaram US$ 7,3 milhões; resíduos de metais preciosos, com US$ 527 mil; e máquinas e aparelhos para a agricultura, horticultura, silvicultura, avicultura ou piscicultura, totalizando US$ 499 mil.

“O leque de produtos mostra a versatilidade industrial e a capacidade de inovação dos setores produtivos locais”, observa o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Nivaldo Albani.

No período, os produtos biriguienses alcançaram 20 mercados internacionais, tendo como principais compradores os Estados Unidos com US$ 6 milhões, seguidos pelo Chile com US$ 909,7 mil, Canadá com US$ 527 mil, Peru com US$ 410,7 mil, Argentina com US$ 286 mil e Paraguai com US$ 235 mil.

Os diferentes destinos também colocam Birigui como a cidade da região com o maior número de mercados alcançados no ano, sublinhando a importância de se manter e ampliar esse leque de oportunidades.

DESEMPENHO ANUAL

Observando o acumulado do ano, de janeiro a agosto, as exportações de Birigui somam US$ 34,2 milhões, acima dos US$ 32,7 milhões registrados no mesmo período de 2022 — com crescimento percentual de aproximadamente 4,6%.

As exportações das empresas locais abrangeram praticamente todos os grandes blocos comerciais e continentes. A América do Sul lidera com US$ 12,4 milhões, seguida pela América do Norte com US$ 11,8 milhões, Oriente Médio com US$ 2,8 milhões, Europa com US$ 2,7 milhões, Ásia com US$ 1,8 milhões e União Europeia com US$ 1,7 milhões.

"Os números refletem o esforço coletivo e o empenho das nossas empresas em se projetarem no cenário internacional. Estamos trabalhando para dar todo o suporte necessário para que essa tendência continue", afirma o prefeito de Birigui, Leandro Maffeis.

"A internacionalização é uma via de mão dupla que beneficia tanto nossas empresas quanto a economia local", complementou o prefeito.

APOIO

Como parte das políticas públicas de incentivo e apoio para as empresas do município, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico DE Birigui mantém programas de inserção no mercado internacional entre outros programas. Para ter acesso, basta procurar por atendimento na rua Santos Dumont, 360, Centro. Mais informações pelo telefone: (18) 3641-6270.

OBSERVATÓRIO ECONÔMICO

O projeto Observatório de Inteligência Econômica é uma estrutura responsável por realizar estudos e pesquisas econômicas e acompanhar a evolução dos indicadores econômicos da cidade. Dúvidas e demandas de dados e indicadores econômicos do município podem ser obtidas na SDE através do telefone (18) 3641-6270 ou no e-mail: sde@birigui.sp.gov.br.