06/12/2023
Secretário executivo de educação de SP prestigiou inauguração da nova cozinha piloto de Birigui

O secretário executivo da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, Vinícius Mendonça Neiva, participou da inauguração da Central Municipal de Alimentação e Nutrição Escolar de Birigui. Ele representou o secretário da pasta, Renato Feder.

A cerimônia foi na manhã da última terça-feira (05/12), no novo prédio da ‘cozinha piloto’, no bairro jardim Planalto. Neiva foi recepcionado pelo prefeito Leandro Maffeis; pela secretária municipal de educação, Beatriz Cristine Stábile Faria; pelo presidente da Câmara dos Vereadores, José Luiz Buchalla; e pelo diretor de produção e distribuição de merenda escolar, Fernando Bernabé Abrahão.

A família do biriguiense João Paulo Sanches Vargas, que deu nome ao prédio, também compareceu ao evento. A participação da viúva, filhos, netos e bisnetos foi carregada de emoção.

Após a cerimônia que oficializou a inauguração, o secretário executivo da pasta estadual, acompanhado do prefeito de Birigui, Leandro Maffeis, teve a oportunidade de conhecer todos os setores do novo prédio.

“Quando assumimos a Secretaria no Estado de São Paulo, uma das determinações do governador Tarcísio de Freitas, é que tornássemos a educação do Estado a melhor do Brasil. A alimentação dos alunos também é parte importante dessa determinação. Porque ninguém aprende de com fome”, disse Neiva.

Ele falou ainda do projeto de modernização da educação que vem sendo implantado em todo o Estado de São Paulo, bem como do aumento médio de 35% no valor do repasse estadual para a manutenção da alimentação escolar.

Neiva completou ainda que a Secretaria de Estado da Educação tem oferecido apoio aos municípios. Para ajudar a equipar a nova ‘cozinha piloto’ de Birigui, o secretário executivo anunciou a assinatura de dois convênios que totalizaram quase R$ 900 mil, conquistados pelo prefeito Leandro Maffeis, para a compra de maquinários e utensílios para uso da Central de Central Municipal de Alimentação e Nutrição Escolar de Birigui.

“Oferecer alimento de qualidade para as nossas crianças é nosso dever como administrador público. Por isso, trabalhamos firmemente para terminar a construção dessa Central que agora está sendo entregue para a cidade de Birigui”, falou o prefeito Maffeis.

“O alimento é um bem sagrado para o ser humano. Então hoje estamos inaugurando este local sagrado, que produz as refeições para as nossas crianças de Birigui”, lembrou o presidente da Câmara dos Vereadores, Buchalla.

“Foram anos de muito trabalho e aprimoramento dentro desta cozinha para chegarmos ao patamar de qualidade que alcançamos. Vamos continuar trabalhando para aprimorarmos ainda mais o alimento que servimos dentro das escolas de Birigui”, afirmou a secretária municipal de educação, Beatriz.

ESTRUTURA

No prédio de 1.477,09 metros quadrados estão em funcionamento: um almoxarifado central; central de panificação; vaca mecânica (para a produção de bebida de soja); cozinha central; cozinha especial (cuja função é a produção de alimentos que atendam às necessidades de alunos com alergia alimentar, diabetes e seletividade, como é o caso de alguns autistas, entre outras situações que exigem alimentação diferenciada dos demais estudantes).

Há ainda banheiros; salas administrativas; e salas para nutricionistas, alocadas no mesmo prédio. Antes, todos os serviços funcionavam em imóvel, na rua da Consolação, no bairro Jandaia.

Da Central Municipal de Alimentação e Nutrição Escolar, saem diariamente uma média de 11 mil refeições destinadas às unidades escolares mantidas pela Secretaria Municipal de Educação; 7 mil refeições destinadas às escolas estaduais; 22,5 mil pães; e 2 mil saquinhos de bebida de soja para diferentes frentes de atendimento das Secretarias do Município, obedecendo a parâmetros específicos para cada seguimento e respeitando suas características individuais.

A logística de distribuição da alimentação também é feita pela Central Municipal de Alimentação Escolar, que funciona de segunda a sexta-feira. O investimento mensal para a manutenção do serviço ultrapassa a R$ 350 mil.