13/12/2023
Semeadoras do Agro realizaram encontro com palestras em Birigui

O grupo de mulheres focadas em divulgar e incentivar a participação feminina no agronegócio brasileiro realizou encontro com palestras, em Birigui. O encontro foi realizado na última terça-feira, no salão social do Sinbi (Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui).

As boas-vindas ao Café da Manhã com as Semeadoras do Agro foram dadas pelo prefeito Leandro Maffeis; pela Primeira-Dama, Silvana Caetano Gomes Leal Milani; e pelo presidente do Siran (Sindicato Rural da Alta Noroeste), Thomas Rocco.

Estiveram presentes no evento como convidadas especiais: a coordenadora executiva da Comissão Semeadoras do Agro, dra. Adriana Menezes; a vice-presidente da Comissão Semeadoras do Agro e integrante do Sebrae-SP Mulher, dra. Juliana Farah; e a analista do Sebrae-SP, Ana Eliza Angelieri. As três ministraram palestras para o público formado por mulheres convidadas, integrantes do agronegócio local e regional.

Dra. Juliana Farah, é biriguiense e foi a principal articuladora para que a cidade sediasse o encontro de âmbito regional. Durante o evento, foram apresentados os potenciais do projeto Semeadoras do Agro, que em março deste ano completou um ano de formação.

Também foram apresentadas as redes de apoio existentes e, como as mulheres, podem fazer uso destas ferramentas para melhorar a sua participação no campo. Cooperativas de créditos, entidades de classe e o Sebrae-SP tiveram a oportunidade de demonstrar seus serviços.

“Poder ver todo o projeto Semeadoras do Agro gerando frutos, impactando a sociedade e levando para o agro a importância da atuação da mulher é muito importante para todas as nossas gerações”, enfatizou Juliana.

ATIVISMO

A Primeira-Dama, Silvana Caetano Gomes Leal Milani, trouxe para o encontro a importância da conscientização e das ações de combate à violência contra a mulher.

“A violência contra a mulher precisa ser combatida em todos os cenários e, em momentos como este, também temos de trazer o assunto para a pauta”, disse.

Para encerrar o Café da Manhã com as Semeadoras do Agro, a guarda civil municipal, Gracieli Ribeiro, ministrou palestra sobre os tipos de violência que atingem as mulheres. Ela falou ainda sobre como buscar apoio e as formas de denúncia.

PREPARADO

O prefeito de Birigui Leandro Maffeis discursou sobre os investimentos feitos pela administração municipal em apoio à população que vive no campo e os quase R$ 2,5 milhões investidos em maquinários e implementos agrícolas para uso em programas de apoio ao produtor rural.

O chefe do executivo destacou os cerca de 13 quilômetros de pavimentação asfáltica que está sendo feita entre os bairros do Goulart e Moinho, que irá otimizar a saída da produção do campo para a cidade.

“Também levamos o atendimento na área da saúde para as pessoas que moram no campo e, devido a rotina de trabalho, enfrentam dificuldade de horário para buscar este tipo de serviço, através do programa Mais Saúde Rural, que são plantões que percorrem os diferentes bairros rurais de Birigui”, explicou Maffeis.