26/01/2024
Prefeitura e PM Ambiental lançam concurso cultural para alunos da rede municipal de ensino

A Secretaria de Educação de Birigui e a Polícia Militar Ambiental lançaram, nesta quinta-feira (25/01), o concurso cultural “Meio Ambiente e Minha Cidade III”. A assinatura do regulamento de realização da ação foi na sede do Centro Administrativo da Prefeitura Municipal e contou com a presença do prefeito Leandro Maffeis.

Este ano, o concurso entra em sua terceira edição e terá como tema “Água: Uma gota de Consciência”. A iniciativa tem a parceria do Rotary Club de Birigui e, da Casa da Amizade e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e envolverá mais de 8,4 mil alunos de 19 unidades escolares da rede municipal de ensino.

Além do prefeito Maffeis também participaram do ato o capitão PM Rhanan Toshinobo Maeda, comandante da 1ª Cia do 2º Batalhão da Polícia Ambiental; da secretária de Educação, Beatriz Cristine Stábile Daria; secretário municipal de Meio ambiente, André Luiz Branco; a diretora de Ensino Fundamental, Miriá Marques Moreno; da representante da Casa da Amizade, Inês Brasileiro Pereira; e Alexandro da Silva de Almeida, do Rotary Birigui.

“Mais uma vez estamos realizando este concurso cultural com o objetivo de despertar em nossos alunos a consciência do respeito e da preservação ao meio ambiente”, afirmou Maffeis.

O prefeito exaltou ainda que o projeto é uma importante ferramenta para a formação de cidadãos conscientes. “Ao trabalhar nossas crianças, estamos tornando cada uma delas multiplicadoras de boas práticas ambientais”, completou.

CONCURSO

O concurso “Meio Ambiente e Minha Cidade III” será dividido em três categorias: desenho (para alunos do pré I e II e 1º ano do ensino fundamental), frase (para os 2º e 3º anos do fundamental) e redação (para estudantes dos 4º e 5º anos do fundamental).

Ações de educação ambiental serão realizadas pelos policiais ambientais e por membros da diretoria de práticas ambientais sustentáveis da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em cada unidade escolar com o intuito de fomentar a participação das crianças. A produção do desenho, frase ou redação relacionada ao tema deverá ser feita de forma individual.

Após uma análise interna e seleção dos trabalhos produzidos, cada unidade escolar deverá indicar cinco desenhos e frases e três redações para avaliação final de uma banca examinadora. O encerramento do concurso cultural está previsto para o dia 05 de junho, com a premiação do 1º ao 5º lugar de cada categoria.

PREMIAÇÃO

Os cinco primeiros colocados em cada categoria receberão prêmios. Para os primeiros colocados serão entregues notebooks; segundos colocados vão receber um aparelho de celular; os terceiros e quartos colocados, tablets; e para os quintos colocados serão entregues bicicletas. Todos os 15 classificados receberão uma coletânea de livros.

“Quero desde já agradecer a Polícia Ambiental, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Rotary Club e Casa da Amizade pela parceria neste importante projeto. É preciso que a criança desenvolva, não somente a consciência ambiental, mas assuma também a responsabilidade sobre o preservar”, disse a secretária de Educação.