12/03/2024
Educação faz entrega simbólica de livros do projeto “Birigui Literário” para alunos da rede municipal

A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta segunda-feira (11/02), a entrega simbólica dos exemplares dos livros que serão distribuídos aos alunos da rede municipal de ensino pelo projeto “Birigui Literário”.

A entrega foi feita no CEI (Centro de Educação Infantil) Profª. Aparecida Clauria Bearari Benasse, no bairro Portal da Pérola, e EM (Escola Municipal) Profª. Geni Leite da Silva, no bairro Silvares. Nos dois locais, a cerimônia teve a participação do prefeito Leandro Maffeis; da secretária de Educação, Beatriz Cristine Stábile Faria; da secretária-adjunta de Educação, Ticiane Eras; e das diretoras municipais de educação infantil e ensino fundamental, Cleusa Ferreira Solerno e Miriá Marques Moreno, respectivamente.

O objetivo do projeto “Birigui Literário” é trabalhar o hábito da leitura dentro do ambiente escolar, promovendo o reforço dessa consciência em casa, junto das famílias.

“Além dos títulos comprados para abastecer o acervo das escolas, também adquirimos os títulos que estamos presenteando cada um dos alunos, para que possamos formar uma geração de excelentes leitores”, explicou o prefeito Maffeis.

Durante a visita nas escolas, Maffeis recordou que a Educação de Birigui foi premiada pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, justamente pelo trabalho de incentivo a leitura realizado com as crianças da rede municipal de educação. “Ficamos entre os 10 melhores do Estado de São Paulo, na categoria. Esse é um reconhecimento fruto do trabalho de todos os nossos professores, coordenadores e diretores de escola”, completou o prefeito.

Nas escolas, a equipe foi recebida pelas diretoras: Juliana Da Luz Rocha, da CEI do Portal da Pérola; e Maurícia Manfrinatti Leite Bueno, na EM Geni Leite.

TÍTULOS DIFERENTES

A secretária municipal de Educação, Beatriz Cristine, explicou que os títulos entregues para as crianças foram selecionados de acordo com cada faixa etária.

Os alunos do berçário 1 ao maternal 2 receberam o livro “Perigoso!”, do autor Tim Warnes, da editora Ciranda Cultural. Já as crianças da pré-escola, puderam levar para casa o “Livro dos Sentimentos”, de Todd Parr, editora Panda Books.

As crianças do 1º e 2º ano do ensino fundamental, ganharam cada uma delas um exemplar de “O Jogo de Pega-Pega”, de Flávia Muniz, editora FTD. Para os 3ºs e 4ºs anos do ensino fundamental 1, foram entregues “História de Quatro Patas, de Alexandre de Castro Gomes.

Para os 5ºs anos foram adquiridos “O Cachecol”, da autora Lia Zatz, da editora Biruta e Gaivota.

“Procuramos por temas que ofereçam mensagens importantes para que as crianças façam a leitura acompanhadas de seus pais. As famílias também estão sendo incentivadas a se tornarem leitoras”, concluiu a secretária Beatriz Cristine.