02/05/2024
Vacinação contra a gripe é ampliada para público acima de seis meses em Birigui

A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, atendendo a uma determinação do Ministério da Saúde, está ampliando a partir desta quinta-feira (02/05), a vacinação contra a gripe. Desta forma, toda a população acima de seis meses de idade poderá ter acesso à vacinação.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde a vacina disponibilizada é a trivalente, ou seja, a que oferece proteção contra três cepas de vírus contra a influenza A H1N1, H3N2 e influenza B.

A vacina contra a influenza pode ser administrada simultaneamente com outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação, facilitando a proteção dos grupos prioritários e demais grupos de pessoas.

Em Birigui, o imunizante está sendo aplicado em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município, obedecendo ao horário de funcionamento de cada uma delas. Na maioria delas as salas de vacinas funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.

Nas UBSs 1 (Vila Bandeirantes), 10 (Colinas), e 11 (Portal da Pérola), que possuem atendimento noturno, as salas de vacinas funcionam das 7h30 às 20h.

A procurar as UBSs é importante que a pessoa apresente documentos pessoas e carteira de vacina da pessoa que será imunizada.

PREVENÇÃO

O contágio da gripe ocorre por meio das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. O vírus também é transmitido da forma indireta, pelas mãos que podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz, após contato com superfícies recém contaminadas por secreções respiratórias.

Medidas simples como lavagem frequente das mãos, uso de máscaras, cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, lenços descartáveis, manter os ambientes arejados, também ajudam na prevenção da gripe.