24/06/2024
Estudantes de Birigui são premiados na 3ª edição do Concurso Cultural "Meio Ambiente e Minha Cidade”

Quinze alunos da rede municipal de ensino de Birigui foram homenageados no último dia 5, em uma cerimônia realizada no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura. Eles se destacaram na terceira edição do concurso cultural "Meio Ambiente e Minha Cidade", que contou com a participação de 8.403 estudantes de 21 escolas.

Organizado pela Secretaria Municipal de Educação e pela Polícia Militar Ambiental, em parceria com o Rotary Club de Birigui e a Casa da Amizade, o objetivo do concurso era sensibilizar os alunos para a importância da preservação ambiental e o exercício da cidadania.

Participaram da cerimônia o prefeito Leandro Maffeis; o capitão PM Rhanan Toshinobo Maeda, comandante da 1ª Cia do 2º Batalhão da Polícia Ambiental; a secretária de Educação, Beatriz Cristine Stábile Daria; Alessandra Montenegro representando o secretário municipal de Meio Ambiente, André Luiz Branco; a presidente da Casa da Amizade, Inês Brasileiro Pereira; e Alexandro da Silva de Almeida, do Rotary Birigui.

“Realizamos este concurso cultural novamente com o objetivo de despertar em nossos alunos a consciência sobre o respeito e a preservação do meio ambiente, incentivando práticas sustentáveis e o amor pela natureza desde cedo”, afirmou Maffeis.

O prefeito destacou que o projeto é uma importante ferramenta para a formação de cidadãos conscientes. “Ao abordar esse tema com nossos alunos, estamos transformando cada um deles em embaixadores de boas práticas ambientais, capazes de influenciar e inspirar suas comunidades”, completou.

Concurso

Neste ano, o concurso teve como tema: "Água: Uma Gota de Consciência" e foi dividido em três categorias: desenho (para alunos do pré I e II e 1º ano do ensino fundamental), frase (para os 2º e 3º anos do fundamental) e redação para estudantes dos 4º e 5º anos do fundamental.

Os alunos produziram individualmente um desenho, frase ou redação sobre o tema e após uma análise interna, cada escola indicou cinco desenhos, cinco frases e três redações para a avaliação final por uma banca examinadora.

Premiação

Os cinco melhores trabalhos de cada categoria foram premiados. Os primeiros colocados receberam notebooks; os segundos colocados, um aparelho de celular; os terceiros e quartos colocados, tablets; e os quintos colocados, bicicletas. Todos os 15 classificados receberam uma coletânea de livros.

“O intuito é promover o desenvolvimento dos nossos alunos, buscando não apenas a consciência ambiental, mas que eles assumam também a responsabilidade de preservar. Fica aqui nosso agradecimento à Polícia Ambiental, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Rotary Club e Casa da Amizade pela parceria neste importante projeto”, disse a secretária de Educação.

O Concurso Cultural teve como apoiadores as empresas: Via Certa Educação Profissional, ITB Equipamentos Eletrônicos, S6 investimentos+XP, Pampilli, Netbil Educacional (editora Dangus), Ciclo Peças Avenida, BookPlay, Casa da Amizade, Rotary Club de Birigui, Verde + Consultoria e Gestão Ambiental, Tom & Lira Corretora de Seguros e Cacique Agro Armazéns.

Conheça os alunos premiados:

Categoria Desenho

1º lugar: Anna Maria Oliveira da Silva – EM Dr. Gama

2º lugar: Heitor Henrique de Paula - EM Profª Leonor Chaim Cury

3º lugar: Pedro Henrique da Silva Lellis – EM Profª Izabel Branco

4º lugar: Letícia Pereira dos Santos - EM Profª Adelina Bernadete dos Santos Pacitti

5º lugar: Paloma Rodrigues Vrechi – EM Dr. Gama.

Categoria Frase

1º lugar: Davi Arias Garcia – EM Profª Dirce Spínola Najas

2º lugar: Valentina Dório Santos – EM Profª Dirce Spínola Najas

3º lugar: Miguel Santos Duarte – EM Profª Lucinda Araújo Pereira Giampietro.

4º lugar: Beatriz Custódio de Souza - EM Profª Teresinha Bombonati

5º lugar: Maria Clara Lopes Marcuz de Souza – EM Profª Geni Leite da Silva

Categoria Redação

1º lugar: Maria Elizabeth Gomes Mari – EM Roberto Clark

2º lugar: Beatriz Calixto Cavassana – EM Profª Ruth Pintão Lot.

3º lugar: Isadora Escanhoela Barros – EM Profª Lucinda Araújo Pereira Giampietro

4º lugar: Nathan Araújo Da Silva – EM Profª Leonor Chaim Cury

5º lugar: Laura Bernardes Silva – EM Profª Adelina Bernadete dos Santos Pacitti.