01/07/2024
Exposição homenageia atleta biriguiense Porphirio Orenha

Na próxima sexta-feira, 5 de julho, Birigui celebrará a vida e as conquistas do lendário atleta Porphirio Orenha, com uma exposição imperdível. A cerimônia de inauguração, marcada para as 10h, no Museu Histórico Dr. Renato Cordeiro, na Praça James Mellor incluirá um coquetel especial para estrear a estante com seus troféus e medalhas. Organizado pela família de Orenha e com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, o evento promete ser um tributo emocionante ao legado do grande campeão.

Cidadão biriguiense, Porphirio Orenha nasceu em 1936 e foi um esportista dedicado, que conciliava seu trabalho em supermercados com uma intensa rotina de treinos. Sua determinação e talento renderam-lhe muitas conquistas. Orenha foi campeão por 83 vezes, conquistou sete títulos Sul-americanos, venceu o Pan-americano, nos 40 metros rasos e foi vice-campeão nos 200 metros rasos no Pan-americano, em Santiago do Chile.

Mesmo após a aposentadoria, Porphirio continuou se destacando. No I Grand Prix Brasil de Atletismo Master, realizado em 2006 no Ibirapuera, em São Paulo, ele conquistou o 1º lugar nos 400 metros rasos e 200 metros rasos, além do 2º lugar nos 100 metros rasos, demonstrando sua incrível longevidade esportiva.

Além de suas conquistas como atleta, Porphirio dedicou 20 anos como treinador desportivo na Prefeitura Municipal de Birigui, ensinando atletismo a crianças e jovens na Pista Belquior Bernardes. Além de ter continuado competindo em eventos para veteranos até os 80 anos.

Porphirio Orenha faleceu em janeiro de 2024, aos 88 anos, deixando um legado duradouro no esporte biriguiense. A estante instalada no Museu Histórico de Birigui não só exibirá suas medalhas e troféus, mas também celebrará a memória de um atleta que inspirou gerações com sua dedicação e paixão pelo atletismo.

Coquetel de Inauguração da Exposição Porphirio Orenha

Data: 5 de julho