01/07/2024
Birigui abre abrigo de inverno para população de rua devido ao frio

A Secretaria de Assistência Social de Birigui abre, a partir hoje (01), o alojamento de inverno provisório para abrigar pessoas em situação de rua durante o período de frio intenso. A medida foi tomada devido à previsão de uma forte frente fria para a região nos próximos dias, conforme divulgado pelo Climatempo.

"O espaço será aberto todas as vezes que uma frente fria chegar a nossa região. Nosso objetivo é proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para aqueles que precisam. Todos serão muito bem-vindos, e faremos o possível para garantir que ninguém enfrente o frio intenso desamparado," afirmou a secretária de Assistência Social, Silvana Caetano Gomes Leal Milani.

Estrutura

Equipado com cama individual com colchão para as pessoas pernoitarem, kit de higiene, cobertores e alimentos, o espaço conta com 20 leitos, sendo 16 para o público masculino e quatro para o feminino. Um espaço para os pets também foi preparado.

Ao chegar ao alojamento, o cidadão será acolhido por funcionários da Assistência Social, que passarão as regras de convivência no espaço e após fazerem a higiene pessoal, vão receber o jantar. Antes de deixar o alojamento, no dia seguinte, também poderão tomar o café da manhã. A segurança do espaço será feita pela Guarda Civil Municipal.

O trabalho de sensibilização para as pessoas em situação de rua irem para o abrigo vem sendo feito pela equipe do Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua), desde que foi anunciada a previsão da forte frente fria. Quem recusa o acolhimento recebe cobertores.

Centro Pop

A Secretaria de Assistência Social conta com equipe técnica que realiza abordagem social para encaminhar os moradores de rua para os serviços da rede de proteção assistencial do município, como o Centro POP, que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na rua Roberto Clark, 236.

No local, as pessoas recebem café da manhã e almoço e podem fazer higiene pessoal e lavar roupas, tudo gratuitamente. O Centro POP auxilia ainda na retirada de documentos pessoais, oferece atividades individuais e cursos profissionalizantes.

Alojamento de inverno provisório

Local: Avenida João Cernach, Vila Xavier (com entrada pela lateral do Fundo Social de Solidariedade)

Horário de atendimento: das 19h30 às 6h30