05/07/2024
Birigui conquista o Selo Prata de Boas Práticas em HIV/Aids

O município de Birigui celebrou recentemente uma conquista significativa na área da saúde: o Selo Prata de Boas Práticas em HIV/Aids. Este reconhecimento é fruto do empenho da administração, através da Secretaria de Saúde em oferecer uma assistência de qualidade e humanizada aos cidadãos. Birigui foi um dos poucos municípios entre os 160 participantes do Programa de Qualificação de Boas Práticas em HIV/Aids a ser premiado. A cerimônia de premiação ocorreu no dia 26 de junho, em um evento promovido pelo Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS do Estado de São Paulo.

Avaliação e Objetivo do Programa

O Programa de Qualificação de Boas Práticas em HIV/Aids, promovido pelo governo do Estado de São Paulo, visa avaliar a qualidade dos serviços prestados em relação a doença. São analisados vários indicadores que refletem a eficiência e a eficácia das ações de vigilância, prevenção, diagnóstico, vinculação, assistência e tratamento.

O principal objetivo do programa é incentivar e reconhecer os esforços municipais na implementação de práticas de excelência na gestão e no cuidado contínuo das ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), HIV/Aids e Hepatites Virais.

Birigui destacou-se em vários serviços oferecidos pelo Setor de Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) incluindo atendimento médico com infectologista especializado em DSTs, HIV/Aids e hepatites virais; cauterização de HPV; Oferta de PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) e PEP (Profilaxia Pós-Exposição); distribuição de preservativos e gel lubrificante; testagem rápida de HIV, sífilis, hepatite B e C. Esses serviços estão disponíveis em todas as unidades de saúde do município durante os horários de funcionamento.

Layane Nayara Requenha de Souza, enfermeira e Coordenadora do Programa Municipal IST/Aids e Hepatites Virais, comentou sobre a importância do prêmio: "Este prêmio mostra nosso esforço e dedicação em todas as áreas, desde o tratamento até a prevenção. A criação da Ouvidoria foi importante para recebermos sugestões da comunidade e fazermos melhorias. O apoio de todo o sistema de saúde fortaleceu nosso trabalho, e o cuidado especial com gestantes é essencial para evitar a transmissão do HIV para os bebês. Essa conquista prova que estamos no caminho certo, oferecendo um atendimento cada vez melhor e mais humano."

Esforços e Futuras Iniciativas

Birigui tem intensificado seus esforços para elevar a qualidade do atendimento de saúde oferecido à população. No ano passado, o município recebeu uma certificação do Ministério da Saúde por ter alcançado a eliminação da transmissão vertical do HIV.

Com um comprometimento contínuo e uma visão estratégica, diversas atividades e iniciativas inovadoras estão sendo programadas para atingir a pontuação máxima no programa de qualificação de Boas Práticas em HIV/Aids. O município não apenas busca aprimorar os serviços existentes, mas também introduzir novas práticas que garantam um atendimento de excelência e acessível a todos os cidadãos.

"Estamos extremamente orgulhosos dos esforços de Birigui para melhorar a qualidade do atendimento de saúde oferecido à nossa população. Intensificamos nosso trabalho para garantir que cada cidadão receba cuidados eficientes e humanizados. Eliminamos a transmissão vertical do HIV, uma conquista que reflete o compromisso e a dedicação de toda a nossa equipe. Continuaremos a investir em iniciativas e programas que promovam a saúde e o bem-estar de todos os nossos moradores”, destacou a secretária de saúde, Cássia Rita Santana Celestino.