07/10/2024
Hospital Regional de Birigui: Início de uma nova era na saúde

Birigui está prestes a vivenciar um importante avanço no setor da saúde com a construção do novo Hospital Regional, fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Birigui e o Governo do Estado de São Paulo. A iniciativa atende a uma antiga demanda da região, que sofre com a sobrecarga de atendimentos atualmente concentrados nas Santas Casas de Araçatuba e Birigui. A nova unidade hospitalar será um centro de referência para procedimentos de média e alta complexidade, ampliando significativamente a oferta de serviços de saúde especializados e desafogando o sistema local.

O pontapé inicial para a obra foi dado pelo prefeito Leandro Maffeis, que articulou de forma técnica e política com o Governo do Estado. A indicação da área para o projeto foi um grande diferencial na decisão, o terreno no bairro São Conrado, nas proximidades da Rodovia Deputado Roberto Rollemberg, é um ponto estratégico para os atendimentos de toda a região. Segundo Maffeis, "a doação desse terreno foi resultado de meses de diálogo e trabalho conjunto. Agora, estamos mais próximos de oferecer à população um atendimento de saúde mais eficiente e acessível". Essa parceria reflete o compromisso da administração municipal em proporcionar melhores condições de saúde à população, ao mesmo tempo em que fortalece a infraestrutura da cidade.

Projeto ambicioso

Serão 30 mil metros quadrados de área construída, distribuídos em sete andares, com 274 leitos dedicados ao atendimento de alta e média complexidade. O hospital vai abrigar especialidades como cardiologia, neurologia, ortopedia, urologia e oftalmologia, que são carências da região. Além disso, contará com um heliporto para atender emergências graves e sistemas sustentáveis de reutilização de água, destacando-se também por sua preocupação com a sustentabilidade. Esta obra não apenas aumentará a capacidade hospitalar de Birigui, mas também proporcionará um atendimento mais próximo e qualificado para a população, que muitas vezes precisa buscar tratamentos em grandes centros distantes.

O desenvolvimento do projeto contou com o apoio técnico fundamental da Direção Regional de Saúde (DRS), bem como a colaboração direta do secretário de Saúde do Estado, Eleuses Paiva, e da secretária executiva de saúde, Priscilla Perdicaris. Ambos foram peças-chave para garantir a viabilidade técnica e administrativa do hospital. O governador Tarcísio de Freitas também desempenhou um papel crucial ao priorizar o projeto no orçamento estadual, assegurando os recursos necessários para sua realização. A cooperação entre essas lideranças foi essencial para que o projeto avançasse rapidamente, atendendo a uma necessidade urgente da população de Birigui e de toda a região.

Investimento e Previsão de Entrega

O custo estimado para a construção do hospital é de R$ 500 milhões, e a previsão é que as obras comecem entre o final de 2024 e o início de 2025, com entrega prevista para 2026. Esse investimento histórico promete transformar a saúde pública da região, proporcionando um atendimento de qualidade e especializado. "Esse hospital vai mudar a realidade da nossa cidade e das cidades vizinhas. Estamos falando de salvar vidas, de garantir um atendimento que as pessoas, muitas vezes, precisavam buscar em outros lugares. Agora, isso será possível aqui, perto de casa", afirmou o prefeito Leandro Maffeis, destacando o impacto positivo que a obra terá na vida da população.

O Governo de São Paulo já enviou à Assembleia Legislativa (ALESP) o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2025, que inclui os recursos destinados ao Hospital Regional de Birigui. Isso marca o início dos trâmites para a licitação e contratação da empresa que será responsável pela construção. Com isso, o projeto segue avançando, consolidando-se como um marco na história da saúde da região. Birigui está prestes a inaugurar uma nova era na prestação de serviços de saúde, garantindo um atendimento mais eficaz, acessível e moderno para todos.