16/10/2024
Birigui avança na mobilidade com tecnologia e produção inteligente de placas

A Prefeitura Municipal de Birigui vem realizando uma série de investimentos estratégicos para melhorar a mobilidade urbana, com impacto direto na saúde e qualidade de vida da população. Recentemente, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana adquiriu uma máquina plotter de recorte com recursos próprios, no valor de R$7.000,00, por meio de pregão eletrônico. O equipamento é responsável pela produção de placas de sinalização, otimizando a gestão do trânsito e trazendo maior eficiência no uso de recursos.

A máquina, que é utilizada em conjunto com uma recuperadora possibilita a produção interna de sinalizações, gerando uma economia de aproximadamente 30% nos custos. Isso é possível graças à reutilização de chapas de aço com adesivos prismáticos, que asseguram visibilidade mesmo em locais com baixa luminosidade. Em apenas dois meses de uso, mais de 300 placas de "PARE" já foram recuperadas, gerando economia e agilizando o processo de manutenção.

Além da aquisição da plotter, a Prefeitura tem investido na modernização do sistema semafórico, com a instalação de controladores via GPS, que tornam os reparos mais rápidos e eficientes, eliminando a necessidade de cabos. Novos semáforos com LEDs de alta intensidade e contadores digitais foram instalados na área central, melhorando a segurança e visibilidade do tráfego.

A administração também destacou a construção de novas calçadas para aumentar a segurança dos pedestres e a renovação da frota destinada ao transporte de funcionários que cuidam das sinalizações viárias. Outro avanço foi a modernização do transporte público, com a exigência de ônibus adaptados com ar-condicionado, plataformas elevatórias e gratuidade para idosos acima de 65 anos, incentivando o uso do transporte coletivo e reduzindo o número de veículos nas ruas.

Essas ações, somadas ao planejamento de novas sinalizações horizontais e verticais em toda a cidade, mostram o compromisso da Prefeitura de Birigui em promover um trânsito mais seguro, eficiente e sustentável para toda a população.