24/10/2024
Birigui recebe importante investimento em energia limpa

A cidade de Birigui encerra o ano de 2024 com um saldo altamente positivo no que se refere à captação de investimentos e desenvolvimento sustentável. Em meio a uma série de parcerias estratégicas e projetos inovadores, o mais recente anúncio vem do Grupo GreenYellow, empresa francesa especializada em transição energética, que está investindo mais de R$ 16 milhões na implantação de uma Usina Solar Fotovoltaica no município.

Esse marco integra o plano da Prefeitura Municipal de Birigui, que tem investido fortemente em ações de fomento e divulgação estratégica para atrair novos negócios. Entre as iniciativas está o Termo de Cooperação estabelecido com o Gepea (Grupo de Energia do Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas da Escola Politécnica da USP) para a criação de um projeto de Transição Energética e Planejamento Integrado de Recursos Energéticos. O objetivo é explorar o potencial energético da cidade, colocando-a no radar de grandes investidores e solidificando seu papel na produção de energia limpa.

O projeto da GreenYellow em Birigui prevê a instalação de uma usina solar com 3,39 MW de potência, o que representa um importante avanço para o município e para o Brasil. A unidade está sendo equipada com 4.928 painéis solares, localizada na estrada vicinal Antonio Mestriner, que liga Birigui a Clementina. A capacidade de geração anual será de 6,715 GWh, o suficiente para reduzir a emissão de mais de 220 toneladas de CO2 na atmosfera.

A representante de Relações Corporativas da GreenYellow, Silvia Boccia, esteve em Birigui nesta quarta-feira, 23 de outubro, juntamente com o prefeito Leandro Maffeis e o Secretário Municipal de Governo, Carlos Farias, visitando o local onde a usina está sendo instalada. A GreenYellow já possui mais de 3,5 mil projetos globais, dos quais mais de mil estão em operação no Brasil desde 2013. Este investimento em Birigui reforça o compromisso da empresa com a expansão das energias renováveis e a sustentabilidade.

Apoio Municipal

Para o Secretário de Governo, Carlos Farias, a chegada da GreenYellow a Birigui faz parte de um planejamento estratégico mais amplo que visa aproveitar o potencial energético do município.

"Estamos ampliando o aproveitamento das potencialidades e a cadeia produtiva de forma estratégica, com o apoio da universidade. A parceria com o Gepea viabiliza o planejamento de exploração do potencial energético de Birigui, observando os padrões de sustentabilidade e o programa de transição energética do estado de São Paulo. O investimento do Grupo GreenYellow contempla um novo cenário de desenvolvimento, com geração de empregos e renda, integrado ao aproveitamento de fontes de energia limpa local e regional", explicou.

O prefeito Leandro Maffeis também destacou a importância do apoio municipal nesse processo de atração de novos investimentos. "A Prefeitura tem se empenhado em criar um ambiente favorável para o desenvolvimento de projetos inovadores e sustentáveis. A chegada da GreenYellow é resultado de um trabalho conjunto entre o município, a universidade e a iniciativa privada. Esse investimento fortalece Birigui como um polo de energia limpa, trazendo benefícios econômicos e ambientais para a cidade e seus cidadãos."

Sustentabilidade

Silvia Boccia, representante da GreenYellow, também enfatizou o compromisso da empresa com a aplicação do conceito de ESG – Ambiental, Social e Governança e com os padrões e valores da sustentabilidade.

"Estamos muito felizes em colaborar com Birigui nesse projeto, que vai além de uma simples usina solar. Nosso objetivo é contribuir para a transição energética no Brasil, oferecendo soluções eficientes que combinam redução de custos para nossos clientes e um impacto ambiental positivo. A usina em Birigui é mais um passo importante nessa jornada e estamos orgulhosos de fazer parte do futuro energético do município."

Com esse novo investimento, Birigui se posiciona como um exemplo de inovação e compromisso com a sustentabilidade, atraindo ainda mais projetos voltados à energia limpa e ao desenvolvimento econômico responsável. A usina solar do Grupo GreenYellow não apenas contribuirá para a geração de empregos e renda, mas também reforçará a importância de soluções ambientais em um cenário de crescimento sustentável para o município.