A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, iniciou ações estratégicas com o objetivo de levar mais segurança para a região central e demais áreas de comércio da cidade.
O planejamento estratégico de segurança foi traçado a partir de um pedido da prefeita Samanta Borini, alinhado com a expectativa dos comerciantes e consumidores.
“Não é de agora que acontecem casos de furtos nas áreas de concentração de comércio e bancos. Então colocamos esse planejamento estratégico entre as nossas prioridades neste início de governo”, explicou a prefeita Samanta.
Dentro do planejamento estratégico da segurança pública o secretário da pasta, Vagner Freire, disse que a GCM (Guarda Civil Municipal) terá papel de extrema importância. “As viaturas da Guarda ficarão em pontos estratégicos, dentro do perímetro central, no período diurno e noturno, especificamente para servir a população e proteger. Antes o plantão era feito na praça Dr. Gama”, afirmou o secretário.
Ainda segundo Freire, os GCMs também estão orientados a circular durante o dia pelas calçadas, em meio ao público, proporcionando aos comerciantes e as pessoas em geral a segurança que todos precisam.
Além da região central de Birigui o plano estratégico também irá contemplar outras regiões da cidade. O secretário citou como exemplo a avenida das Rosas, o bairro Silvares, a avenida Nelson Calixto, entre outros pontos onde há concentração de estabelecimentos comerciais.
Todo o trabalho desenvolvido pela Guarda Civil Municipal de Birigui será executado em parceria com as policias Militar e Civil. Esta é mais uma ação para garantir a segurança em Birigui.
Freire esclarece que, mesmo destacando equipes para este trabalho diferenciado, a GCM de Birigui conseguirá manter a rotina, realizando a ronda nas demais regiões, bem como atendendo os chamados que chegam por meio dos telefones 153 e 199, de forma ininterrupta.
RURAL
A Patrulha Rural da GCM de Birigui também terá alteração em sua rotina de trabalho. Desativada desde o final de 2024, quando as rondas eram realizadas das 7h às 19h, agora as equipes farão a segurança principalmente no período noturno.
“Estatísticas nos mostram que a maior parte dos furtos na área rural ocorrem à noite. Por isso, retornamos com o serviço priorizando esse horário”, observou o secretário de Segurança Pública.
A Patrulha Rural Municipal é mais um braço da segurança, que junto com a Polícia Militar tem a missão de zelar pela segurança e bem-estar dos moradores da zona rural.
|