O objetivo do projeto DRS (Desenvolvimento regional Sustentável) é contribuir com o desenvolvimento da cidade a partir de ações economicamente viáveis, socialmente justas e ambientalmente corretas. O foco é o crescimento sustentável. Por isso, diversas entidades de Birigui se unem para articular suas ações em prol do município. Sinbi, Prefeitura, Banco do Brasil, Sebrae-SP, Sesi, Senai, Ciesp, Senac e Instituto Pró-Criança estão a frente do projeto.
Na manhã de 4 de junho os parceiros se reuniram na sede do Sinbi para traçar estratégias para a continuidade das ações do DRS. O projeto é embasado nos seguintes objetivos: estruturar projetos de reutilização de resíduos industriais, aumentar a rentabilidade do arranjo produtivo local, aumentar a formalização dos empreendedores informais, estimular a qualidade de empresas com acesso ao crédito, aumentar o acesso ao crédito aos funcionários das empresas, modernizar a infraestrutura e aumentar a exploração em outros mercados.
Na reunião, os participantes destacaram as nuances do primeiro objetivo, chegando à conclusão de que uma das maneiras de reutilizar resíduos é investir em uma associação de artesãos no município. Os parceiros envolvidos na ação concluíram que no decorrer de 2013 é necessário concentrar esforços para verificar as dificuldades e traçar estratégias para a execução dos trabalhos relativos a este objetivo, sendo que no final do ano todas as ações do tópico sejam concluídas.
Ao encontro da estruturação de projetos de reutilização de resíduos o Sinbi, Senai e Secretaria do meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado realizam nesta quarta-feira, dia 5, palestra sobre a situação das empresas perante os órgãos ambientais. A palestra será conduzida pelo gerente regional da Cetesb de Araçatuba, José Benites de Oliveira.
DRS
A estratégia provém do Banco do Brasil e existe desde 2003. Busca impulsionar o desenvolvimento sustentável das regiões brasileiras. Apoia, agregando a visão de cadeia de valor, atividades produtivas que possam ser desenvolvidas respeitando o tripé da sustentabilidade. Birigui foi escolhida pelo fato de possuir um arranjo produtivo estruturado.
Diuan Feltrin
Assistente de Comunicação e Mídia / Assessoria de Imprensa
Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui
|