A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, recebeu na manhã desta sexta-feira (7), representantes da Biribol Brazil e futuros dirigentes da Federação Paulista de Biribol. O objetivo do encontro foi discutir estratégias para impulsionar a modalidade no município e trazer uma etapa oficial da competição para a cidade.
Participaram da reunião o secretário municipal de Esportes, Marcos Gajardoni Fernandes; a diretora de Planejamento e de Promoção de Eventos e Práticas Esportivas, Renata Colombo; além dos diretores da Biribol Brazil, Edson Rodrigo, Alexandre Souza, Ahmed Santana e Amilton Alberto.
Edson Rodrigo e Amilton Alberto irão assumir a Federação Paulista de Biribol em 2025, como presidente e vice-presidente, respectivamente.
A Biribol Brazil é responsável pela organização de eventos da modalidade em todo o país e apoia as competições promovidas pela Federação.
Neste ano, a Federação Paulista de Biribol realizará diversas etapas, das quais sairão os campeões paulistas da categoria. Além disso, a Liga Nacional de Biribol promoverá uma etapa reunindo classificados de estados como Paraná, Tocantins, Goiás, Mato Grosso do Sul e São Paulo, onde será definido o campeão brasileiro.
A Federação Paulista conta com disputas nas categorias feminina, masculina e master 50+.
Com a reunião desta sexta-feira, a Prefeitura de Birigui reforça o compromisso em resgatar e fortalecer o esporte que tem suas raízes no município, buscando parcerias e oportunidades para sediar competições de alto nível e incentivar a prática do biribol entre os moradores.
SOBRE O ESPORTE
O biribol, conhecido popularmente como vôlei de piscina, nasceu em Birigui na década de 1960, criado pelo professor e empresário Dario Miguel Pedro. Inicialmente desenvolvido como uma atividade recreativa e alternativa ao aprendizado da natação, o esporte se consolidou como uma modalidade coletiva jogada dentro de uma piscina específica, medindo 4m x 8m e com 1,30m de profundidade.
O jogo é disputado entre duas equipes de duas ou quatro pessoas, utilizando uma rede elevada e uma bola específica para a prática.
|