A Secretaria de Educação de Birigui deu início, na última segunda-feira (17/02), com a participação da prefeita Samanta Borini, ao projeto ‘Rede de Afeto’. A abertura oficial foi na E.M. (Escola Municipal) Profa. Teresinha Bombonati, no bairro residencial Santa Luzia.
O projeto ‘Rede de Afeto’ tem o objetivo de amenizar os impactos das mídias na infância, buscando garantir o desenvolvimento global das crianças, evitando que esse comportamento venha influenciar sua saúde física, emocional e social.
Pelo projeto também estão previstas ações de conscientização de pais, educadores e as próprias crianças sobre como usar tais ferramentas de forma equilibrada e benéfica, incentivando a prática de atividades que envolvam brincadeiras ao ar livre, leitura e interações face a face.
Serão envolvidos nas ações educadores, professores e famílias dos alunos matriculados nos CEIs (Centros de Educação Infantil) e EM que atendem apenas as etapas da Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Dentro do projeto estão previstas palestras abordando a influência das mídias no desenvolvimento das crianças; exposição precoce às mídias; e criação de vínculos na infância. O fechamento do projeto será na “Semana Mundial do Brincar”, desenvolvida anualmente no mês de setembro.
A prefeita Samanta ressaltou a importância do vínculo escola e família. Ela aproveitou para falar da própria experiência como mãe. “Essa é uma proposta que nasce dentro da escola e que vai agregar na vida de vocês, fortalecendo o vínculo familiar. Durante essa trajetória muito vai se falar sobre o uso dos celulares e telas e, a insegurança que ele pode trazer para o desenvolvimento de nossas crianças. Por isso, é muito importante o envolvimento de vocês. É a escola fazendo a parte dela, trabalhando o pedagógico, e nós famílias educando e formando cidadão”, concluiu a prefeita.
|