A Prefeitura de Birigui informa, por meio da Secretaria de Educação, que as ações do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas) deste ano terão início no dia 10 de março, com alunos do 5º ano do ensino fundamental matriculados nas escolas municipais.
A assinatura do termo de compromisso de trabalho entre a Secretaria Municipal de Educação e Polícia Militar do Estado de São Paulo, foi assinado na manhã desta segunda-feira (24/02), no Centro Administrativo da Prefeitura de Birigui.
O Proerd consiste num esforço cooperativo da Polícia Militar, escola e família, visando preparar crianças e adolescentes para fazerem escolhas seguras e responsáveis na autocondução de suas vidas, a partir de um modelo de tomada de decisão.
Ele é direcionado à prevenção ao uso/abuso de drogas e à prática de violência dentro e fora do ambiente escolar.
Este ano, 14 escolas municipais de Birigui vão receber as ações do programa. As abordagens ocorrem de maneira lúdica e divertida, trabalhando com textos que trazem noções de cidadania, técnicas pra resistir às pressões dos amigos e da mídia para o uso de drogas e prática de violência.
Ao concluir a aplicação do programa, há uma formatura, com participação dos pais, professores e dos representantes da comunidade e autoridades. Neste ato o aluno recebe um certificado, através do qual a criança se compromete com um juramento, a ficar longe das drogas e da violência.
O QUE É O PROGRAMA
O Proerd surgiu em 1983 nos EUA (Estados Unidos da América), na cidade de Los Angeles. Em 1994 iniciou no Estado de São Paulo. Atualmente, está em todo o Estado de São Paulo e em mais de 57 países.
|