A Secretaria Municipal de Saúde de Birigui dará sequência nesta semana ao serviço de nebulização costal, no bairro Conjunto Habitacional Thereza Maria Barbieri. O trabalho é desenvolvido pelos agentes de controle de endemias, que visitarão as casas, no período da manhã, das 8h30 às 12h, na rua Frei Pedro Nozela.
Antes da aplicação do nebulizante contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana, os agentes de controle de endemias realizam uma reunião com os moradores. Onde são passadas orientações para maior eficácia da aplicação.
ORIENTAÇÕES
O principal esclarecimento dado pelos agentes é sobre o inseticida usado, que foi desenvolvido especificamente para a saúde pública, e não apresenta prejuízo para o trabalho dentro das casas.
O inseticida tem cheiro mentolado quase imperceptível ao olfato, não é oleoso e não produz mancha em paredes ou móveis.
Os moradores também são instruídos a cobrirem alimentos e a retirarem roupas molhadas que por ventura estejam em varal.
Pessoas e animais devem permanecer do lado de fora do imóvel durante a aplicação, devendo retornar apenas 30 minutos após a execução do serviço.
No momento da aplicação, portas e janelas abertas devem permanecer abertas, para que o nebulizante possa atingir o mosquito adulto na fase alada.
|