22/11/2010
BiriguiPrev fica entre as melhores instituições

A ANEPREM ( Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios) promoveu o Prêmio “Boas Práticas de Governança Corporativa – 2010”, que teve como objetivo premiar os gestores previdenciários e homenagear as instituições de previdência vinculadas aos RPPS, associadas à ANEPREM, que mais desenvolveram práticas baseadas nos princípios da transparência, equidade, prestação de contas, ética, responsabilidade corporativa e social.

O Instituto de Previdência do Município de Birigui - BiriguiPrev, recebeu o certificado de boas práticas de Governança Corporativa 2010 , no último dia 16, em Belo Horizonte-BH, lançado pela Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (ANEPREM),

A instituição responsável por gerir o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) dos servidores municipais de Birigui, alcançou o sexto lugar por desenvolver práticas baseadas nos princípios da transparência, equidade, prestação de contas, ética, responsabilidade corporativa e social.

O primeiro lugar lugar ficou para o Instituto de Previdência de Guarapari - ES, segundo lugar Peruibe -SP, terceiro lugar Concordia-SC; quarto lugar Jaragua do Sul - SC; quinto lugar Cabedelo -PB ; sexto lugar Birigui-SP; sétimo lugar Indaiatuba -SP; oitavo lugar Cabo de Santo Agostinho -PE ; nono lugar Porciuncula-RJ. Para a ANEPREM, o prêmio tem o compromisso de otimizar o desempenho da instituição e garantir a confiabilidade aos seus beneficiários, segurados, clientes, fornecedores, ente federado, órgãos reguladores e toda a sociedade.

O prêmio, que foi dividido em três categorias: pequena ( onde esta incluída o Biriguiprev - até 1000 aposentados e pensionistas), media e grande instituição é regido por critérios e pontuações.

O BIRIGUIPREV teve uma nota com destaque para os quesitos de transparência com a divulgação da política de investimentos; de prestação de contas, através do envio bimestral dos demonstrativos financeiro, previdenciário e contábil ao Ministério da Previdência Social (MPS) e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE); de recadastramento dos segurados, e por manter atualizado o Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP). A premiação também pontuou pela constituição do Comitê de Investimento, que analisa as tendências e oscilações do mercado financeiro para a aplicação de recursos, que melhor atenda às necessidades do BiriguiPrev. .

Para o BiriguiPrev, o sentimento é de que esse resultado consolida o trabalho desenvolvido pelo conjunto dos servidores, que compõe a equipe do BriguiPrev, ao longo deste anos da gestão atual, calcado nas premissas de planejamento e transparência.

Para a Superitendente, Guiomar de Souza Pazian, pois entre muitos Institutos do Brasil e do Estado de São Paulo o Instituto de Birigui se destaca a qual todos ganham com esse resultado. “Ganha o BiriguiPrev, que hoje é citada como uma das referencias de instituição previdenciária, ganha o servidor pela qualidade dos serviços, e ganha o Município, que fortalece em seus órgãos a importância do planejamento estratégico".

O Prefeito Wilson Carlos Borini fala sobre sua felicidade, ao perceber a evolução da Instituição, uma vez que o mesmo no passado esteve com sérios problemas, até mesmo financeiros, “hoje estamos com uma Previdência forte e consolidada, isso graças aos colaboradores competentes e uma politica séria”.

Para o exercício de 2011 o BiriguiPrev irá promover acoes para que fortaleça e melhores as praticas de Governança Corporativa para que almeje um melhor colocaçao entre os participantes.

Colaboração BiriguiPrev.

Alex Brasileiro / MTB – 55953.