O Fundo Social de Solidariedade de Birigui recebeu, nesta quinta-feira (20/03), atletas da Melhor Idade de Lins, para jogos amistosos, nos quais os visitantes enfrentaram os atletas da casa. A ação teve o objetivo de promover a integração entre as duas equipes e de preparar os participantes para as competições das Ligas e Jogos Regionais da Melhor Idade.
As modalidades, tanto masculina quanto feminina, disputadas no amistoso foram: vôlei adaptado; malha; jogos de mesa; e tênis de mesa. A manhã de esportes foi organizada por representantes da secretaria de Esportes de Lins e pelo Fundo Social de Solidariedade de Birigui.
No primeiro semestre, Birigui irá sediar os amistosos. Já no segundo semestre deste ano, a ação se inverte, com Birigui indo até Lins.
"A parceria com algumas cidades é bastante positiva, porque o esporte está ligado a tudo: a saúde, tanto física quanto mental, e a relação social das pessoas idosas", diz Eduardo Penha Vieira, arbitro do vôlei adaptado.
Para a treinadora e chefe do setor da Melhor Idade de Birigui, Elaine de Cássia Alves, os jogos treinos implicam positivamente no rendimento das equipes. "Sempre enfatizamos que o amistoso serve justamente para isso, fortalecer as modalidades que serão disputadas, além do trabalho de socialização entre eles, que é muito importante nessa faixa etária. No caso, acima de 60 anos", pontua a treinadora.
As jogadoras de vôlei adaptado, Aurilene Vicene e Denir Rugoni, relataram que sem o amistoso fica difícil de jogar as Ligas Regionais. “É um treino ótimo para a gente", ressaltam as duas. Elas complementam que a prática do esporte ajuda muito em outras esferas de suas vidas.
|