A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria de Assistência Social, fará no próximo domingo, dia 18 de maio, evento para participação pública, na praça Anna Nunes Garcia, o Parque do Povo, para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A ação será das 16h às 20h.
Entre as atividades que serão realizadas, estão previstas atrações para crianças e adolescentes, orientações e panfletagem sobre a temática. A Secretaria de Saúde também levará serviços para atender de graça a população.
Haverá ainda exposição de trabalhos manuais desenvolvidos por crianças e adolescentes atendidos nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Conselho Tutelar estarão apoiando o evento.
O Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento, da Secretaria de Saúde, fará orientações e testes rápidos de HIV e Sífilis.
‘A CULPA NÃO É SUA’
Na sexta-feira, dia 16 de maio, a companhia teatral Livre Produções fará duas apresentações da peça “A Culpa Não é Sua”, às 9h e às 14h, no Instituto Empreendedor Mirim. A ação é organizada Centro de Referência Especializado de Assistência Social/CREAS.
No espetáculo direcionado às crianças e adolescentes atendidos nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, referenciados nos quatro Centros de Referência de Assistência Social/CRAS de Birigui, o público será orientado pela linguagem teatral sobre a importância da informação e das formas de denúncia.
SOBRE A DATA
O dia 18 de maio foi instituído como o "Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes", a partir da Lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000.
A data é referência para a sensibilização e orientação quanto à necessidade de prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes, cuja principal característica é o “silêncio”, por parte das vítimas que também são alvos de ameaças, o que consequentemente permite a continuidade das violências.
|