Teve início nesta terça-feira (29/07) o treinamento “Conduta de Patrulha em Local de Alto Risco”, para os GCMs (Guardas Civis Municipais) de Birigui. Os trabalhos conduzidos pelo sargento Nery, inativo da Polícia Militar do Estado de São Paulo, estão sendo desenvolvidos no Centro de Convenções e Eventos da cidade.
A iniciativa é da Prefeitura de Birigui por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e tem abrangência regional. Também estão sendo treinados GCMs dos municípios de Ilha Solteira, Lins, Rancharia e Santa Fé do Sul.
O treinamento foi dividido em dois dias, para que os 105 GCMs da ativa de Birigui pudessem participar. A abertura dos trabalhos contou com a presença da prefeita Samanta Borini, o secretário de Segurança Pública, Vagner Freire e o comandante da GCM de Birigui, Robson Antônio Pereira.
O treinamento faz parte da capacitação contínua dos agentes municipais para atuarem em situações críticas. “Este curso aborda técnicas de patrulhamento, protocolos operacionais e gerenciamento de riscos em áreas de alta periculosidade, com foco na manutenção da ordem pública e proteção da população, proporcionando aos guardas municipais mais segurança pessoal”, explica o secretário Freire.
De acordo com o secretário, o treinamento individual no mesmo patamar do qual está sendo oferecido tem custo médio de R$ 3 mil, sem computar as despesas de viagem e estadia. “Este é um compromisso da nova Administração em implementar treinamentos que possam oferecer segurança para a nossa população, preservando a vida dos nossos profissionais”, completa Freire.
|