As campanhas de orientação de motoristas e pedestres e novas medidas para ampliar a segurança viária estão apresentando resultado em Birigui. De janeiro a junho deste ano o município teve redução de 18,11% no total de acidentes de trânsito, com relação ao mesmo período do ano passado. Este foram 414 acidentes ante os 489 registrados em igual período de 2024.
Conforme dados compilados pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMSU), com base em estatísticas das polícias Militar e Civil e nas ocorrências atendidas pela GCM (Guarda Civil Municipal), a maior redução foi nos acidentes com vítimas. Cuja redução foi de 44,81%, com redução de 366 acidentes em 2024 para 202 este ano.
As mortes decorrentes de acidentes no trânsito também tiveram queda de 10% nos seis primeiros meses do ano com relação ao ano passado, quando 10 pessoas perderam a vida após intercorrências no trânsito da cidade. Este ano, nove pessoas perderam a vida até junho.
O município teve aumento apenas nos acidentes sem vítimas. No primeiro semestre de 2024 foram 113 intercorrências ante as 203 deste ano, aumento de 79,65%.
Segundo o secretário de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, Vagner Freire, o mapeamento contínuo das ocorrências tem sido uma ferramenta estratégica na elaboração de políticas públicas de segurança viária, consolidando uma abordagem técnica, preventiva e focada na proteção da vida.
“Precisamos dos números reais das ocorrências para que possamos adotar as medidas práticas e eficazes em favor de um trânsito seguro em nossa cidade”, ressalta Freire.
O secretário pontuou que além da estatística o relatório também identificou os locais com maior número de ocorrências. Os seis pontos mais críticos foram:
Avenida Euclides Miragaia; Avenida Cidade Jardim; Avenida João Cernach; Rua Tupi; Avenida Vitória Régia; Avenida Nove de Julho; Rua Barão do Rio Branco; Rua José Masson, e Rua Saudades.
As vias concentram alto fluxo de veículos e pedestres, sendo consideradas prioritárias nos estudos de requalificação de sinalização, implantação de dispositivos de segurança e ações de fiscalização.
PERFIL DOS VEÍCULOS ENVOLVIDOS
A SMMU também analisou os tipos de veículos envolvidos nos acidentes, com destaque para automóveis e motocicletas, que juntos correspondem à maior parte das ocorrências:
Automóveis: 51,91%
Motocicletas: 38,83%
Caminhões: 2,72%
Bicicletas: 2,95%
Ônibus: 1,14%
Caminhonetes: 1,59%
Pedestres: 0,68%
Utilitários: 0,11%
Colhedeiras: 0,11%
PLANO VIÁRIO ESTRUTURADO
O secretário Freire destaca que o monitoramento estatístico e territorial dos acidentes passou a ser uma prática sistematizada com a implantação do Plano Viário de Birigui, em prática deste o início da gestão prefeita Samanta Borini.
Entre os investimentos para se chegar a uma nova realidade estão ações como implantação de sinalizações horizontais e verticais, redutores de velocidade, campanhas educativas e uso de tecnologias para gestão de tráfego.
“O levantamento preciso das ocorrências permite que a SMMU atue de forma estratégica, orientando as ações de engenharia, fiscalização e educação para o trânsito. Esse dado tem como diretriz principal a redução dos índices de acidentes e a preservação da vida”, afirmou o secretário.
|