Em um futuro bem próximo os pacientes da Unidade Básica de Saúde (UBS-7), localizada no bairro Parque São Vicente, poderão ser atendidos em ‘casa’ nova. A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria de Obras, já deu início a construção do novo prédio, que deverá ficar pronto para inauguração no final do segundo semestre de 2026.
A nova UBS Porte 1, está sendo erguida no cruzamento das ruas Francisco Martins Archila com a Santos Dumont. O investimento previsto é de mais de R$ 1,6 milhão sem necessidade de contrapartida do município, pago com recurso do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Seleções, do governo federal.
A empresa vencedora do processo de licitação é a Dona Incorporações Ltda – EPP. A empresa terá 270 dias para executar o projeto.
A nova UBS tem como objetivo ampliar a cobertura da atenção primária à saúde em Birigui, oferecendo atendimentos médicos, de enfermagem e serviços de prevenção e promoção à saúde para a comunidade local.
“Além de entregarmos um espaço amplo e confortável para que a população receba o atendimento médico e de enfermagem adequado, com esse prédio também traremos economia para o município, uma vez que o atual imóvel, onde funcionam os serviços, é alugado”, observou a prefeita Samanta Borini.
REFERÊNCIA
Conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde o público referenciado da UBS 7 é de aproximadamente 5 mil pessoas entre crianças, adultos e idosos, que moram no Parque São Vicente e demais bairros do entorno. Atualmente, a UBS-7 funciona em prédio alugado.
Na unidade são prestados serviços de atendimento médico, odontológico, farmácia, e de enfermagem, com sala de vacina e curativo.
TRAMITANDO
A Prefeitura de Birigui também solicitou ao governo federal, por meio do Novo PAC, recurso para melhorias nas UBSs já instaladas no município. Os pedidos são referentes a equipamentos e para implantação do serviço de telemedicina. As solicitações encontram-se em fase de tramitação.
|