Birigui deu um grande passo rumo a educação empreendedora. A prefeita Samanta Borini assinou Termo de Adesão com o Sebrae-SP que garantirá a implantação do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) nas 14 escolas municipais que atendem alunos do 1º ao 5º do ensino fundamental a partir do início do ano letivo de 2026.
A assinatura aconteceu na abertura da Feira do Empreendedor 2025, no espaço São Paulo Expo, no final da semana passada, na capital paulista. Além da prefeita Samanta também participaram da cerimônia o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa; o diretor técnico do Sebrae-SP, Marco Vinholi; o diretor de Administração e Finanças do Sebrae-SP, Reinaldo Pedro Corrêa; além do gerente regional do Sebrae-SP em Araçatuba, Marcos Amâncio; e o gerente de cultura empreendedora, Paulo Marcelo.
O Termo de Adesão prevê, inicialmente, 12 meses de parceria entre a Prefeitura e o Sebrae-SP. Mas a cooperação pode ser prorrogada. A contrapartida do município está em oferecer o profissional que será capacitado para desenvolver as ações e fornecer os insumos necessários para as atividades dentro das escolas.
O Sebrae-SP oferecerá a metodologia, o treinamento dos profissionais indicados pelo município, a supervisão dos trabalhos e o material apostilado para o desenrolar das ações.
INÉDITO
Esta é a primeira vez que todas as escolas municipais que atendem estudantes do 1º ao 5º irão receber as ações do JEPP. De acordo com dados do próprio Sebrae-SP, além de instruir os alunos, as ações do programa também impactam positivamente as famílias, a partir do conhecimento adquirido pelas crianças no ambiente escolar.
“Não estamos apenas assinando mais um convênio. Estamos investindo na capacidade de sonhar e de realizar dos nossos alunos. Entendo que o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos é muito mais do que aulas de negócios, é uma ferramenta poderosa para semear a cultura do empreendedorismo, da autonomia e da criatividade desde cedo”, destacou a prefeita Samanta sobre a assinatura do Termo de Adesão.
“Levar a educação empreendedora para o município de Birigui é um motivo de muito orgulho e satisfação. Nós queremos cada vez mais fazer com que os jovens cresçam entendendo a importância de empreender. Não só necessariamente abrindo uma empresa, mas também empreendendo em outras atividades”, comentou o gerente regional do Sebrae-SP em Araçatuba, Marcos Amâncio.
SOBRE O JEEP
O Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEEP) do Sebrae, introduz a educação empreendedora no ensino fundamental. O objetivo é capacitar professores para que eles ensinem aos alunos habilidades como criatividade, protagonismo, autonomia e trabalho em equipe através de metodologias práticas e integradas ao currículo, preparando-os para a vida pessoal e profissional.
PARA OS SERVIDORES
Durante a Feira do Empreendedor 2025 em São Paulo a prefeita Samanta Borini também assinou documento de parceria entre a Prefeitura de Birigui e a Faculdade Sebrae-SP, que irá oferecer cursos com descontos para os servidores públicos. Os funcionários terão desconto de 20% no valor total dos cursos oferecidos pela instituição de ensino.
|