24/10/2025
GCMs de Birigui passam por capacitação ambiental para melhorar fiscalização na cidade
 

A Guarda Municipal de Birigui recebeu um treinamento importante da Secretaria de Meio Ambiente. O objetivo do treinamento foi melhorar a fiscalização contra podas, cortes e erradicação ilegais de árvores na cidade.

Os guardas, que recebem as denúncias, foram atualizados para saber exatamente como identificar quem faz algo errado, quando uma poda é considerada drástica e pode comprometer a saúde e a vida da planta.

A partir da capacitação os GCMs também foram orientados que agora eles podem encaminhar os casos de crime ambiental direto para a Polícia Civil, com mais segurança nos apontamentos.

Outro ponto importante passado na capacitação é sobre a forma de registrar as ocorrências no sistema SINESP CAD3, padronizando a informação. Os agentes podem anexar fotos coloridas, o que ajuda a Secretaria de Meio ambiente de Birigui a analisar os problemas técnicos mais rápido.

Com isso, Birigui mostra mais uma vez seu empenho em cuidar do verde e melhora a parceria entre os órgãos da prefeitura.

BIRIGUI, A CIDADE MAIS VERDE DO BRASIL

Este treinamento chega em um momento chave. Birigui foi eleita pelo IBGE a cidade mais arborizada do Brasil entre as que têm mais de 100 mil habitantes, com 98,4% das ruas cobertas por árvores. Além disso, a Prefeitura já havia formado 37 novos podadores urbanos, ensinando a lei e a forma correta de cuidar das plantas.

Essa união entre treinamento de fiscalização e conhecimento técnico reforça a posição de Birigui como referência em cidade sustentável e que zela pelo seu meio ambiente.

Página Anterior



Prefeitura de Birigui
Centro Administrativo Leonardo Sabioni
Rua Anhanguera, 1155 - Jardim Morumbi
CEP: 16200-067  - CNPJ - 46.151.718/0001-80

(18) 3643-6000