|
Os profissionais que atuam na Atenção Básica e integram as equipes da ESF (Estratégia Saúde da Família) de Birigui iniciaram, esta semana, uma rotina de capacitação sobre Cuidados Paliativos. O matriciamento está sendo coordenado pela DRS-II (Departamento Regional de Saúde) Araçatuba.
O objetivo da iniciativa é de aprimorar a qualidade do cuidado oferecido aos pacientes com doenças que ameaçam a continuidade da vida e a seus familiares, promovendo alívio do sofrimento, manejo de sintomas e melhoria da qualidade de vida.
As informações foram compartilhadas pelos médicos paliativistas Carlos Mori e Tânia Boliani. A diretora técnica de Educação Permanente da DRS-II, Ana Carolina Covolo Braga, e a apoiadora regional de saúde da DRS-II, Valdileia Galindo, também participaram da ação. Ela contou que estão previstos outros três encontros até o final deste ano.
Também foram convidados para a ação os gestores da Santa Casa e PSM (Pronto Socorro Municipal).
A expectativa é que, ao final do ciclo, as equipes da ESF de Birigui estejam ainda mais preparadas para identificar necessidades, comunicar-se de forma eficaz e integrar o cuidado paliativo ao seu cotidiano, fortalecendo os atendimentos por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), no município.
|