|
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Birigui iniciou nesta quinta-feira, dia 11 de dezembro, a vacinação de gestantes contra o vírus sincicial respiratório (VSR) com o objetivo de prevenir os casos de bronquiolite em recém-nascidos.
Birigui recebeu 340 doses do imunizante, que já estão disponíveis na rede municipal de saúde. A aplicação da vacina é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, nas 11 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), do município.
A vacina é destinada para gestantes a partir da 28ª semana e será aplicada em dose única. Birigui tem, atualmente, 196 gestantes de 28 semanas ou mais atendidas pela rede municipal de saúde.
A vacina contra o VSR foi incorporada ao Calendário Nacional de Vacinação da Gestante. Para ter acesso a dose é preciso levar a carteirinha de gestante.
A gestante Danica Tais Costa Pereira, de 29 anos, que espera seu segundo filho destacou a importância de procurar pelo imunizante. “A vacina é uma proteção a mais para o nosso recém-nascido diante de uma doença que pode se agravar trazendo inúmeras complicações”, disse a gestante.
INFECÇÃO
O médico ginecologista do Ambulatório da Saúde da Mulher de Birigui, Lucas Rahal Sanchez explicou que a bronquiolite é uma infecção respiratória responsável por hospitalizações de bebês e crianças. “A vacina nas gestantes faz com que a mãe produza anticorpos contra o vírus, que são transferidos ao bebê pelo cordão umbilical. Assim, a criança já nasce com uma proteção temporária, mas altamente eficaz, contra o VSR”, concluiu o médico.
A aplicação é indicada para uma fase específica da gravidez, geralmente no terceiro trimestre, quando a transferência de anticorpos da mãe para o bebê é mais eficiente.
|