|
A campanha de vacinação contra a gripe 2026 começa neste sábado (28), com a realização do Dia D de Vacinação para atender grupos prioritários de pessoas. Em Birigui, as 11 Unidades Básicas de Saúde (UBS) abrirão das 8h às 17h.
Além das Unidades Básicas de Saúde, a vacina contra a gripe também será ofertada em postos volantes, que serão montados pela Secretaria Municipal de Saúde nos supermercados Super Muffato, Proença Supermercado e Supermercado Bandeirante – Loja 2 (Silvares).
Nesta primeira etapa da campanha, a dose estará disponível para idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas e pessoas com doenças crônicas.
Outros grupos prioritários conforme o Ministério da Saúde são: povos indígenas; quilombolas; pessoas em situação de rua; trabalhadores de saúde e da educação; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo; trabalhadores portuários; trabalhadores dos correios; a população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e jovens que cumprem medidas socioeducativas.
Após o Dia D, a vacinação continuará nas 11 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município, de acordo com o atendimento das salas de vacinas de cada unidade. A campanha vai até 30 de maio e a meta é vacinar ao menos 90% deste público-alvo no município.
A imunização é a principal forma de prevenção contra a influenza e ajuda a reduzir casos graves, internações e mortes, especialmente no período de maior circulação de vírus respiratórios.
ATUALIZADA
Assim como ocorre anualmente, o imunizante foi atualizado conforme as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que indica as cepas que mais circularam no ano anterior. Neste ano, houve mudança nos dois subtipos A do vírus influenza (H1N1 e H3N2) em relação à formulação anterior.
Para 2026, a composição da vacina para o hemisfério Sul inclui:
A/Missouri/11/2025 (H1N1) pdm09
A/Singapura/GP20238/2024 (H3N2)
B/Áustria/1359417/2021 (linhagem B/Victoria)
DISPONÍVEL O ANO TODO
Desde o início de 2025, a vacina contra a gripe passou a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a 6 anos, gestantes e pessoas com 60 anos ou mais. Com isso, esses grupos podem receber o imunizante nas UBSs durante todo o ano, sem depender exclusivamente da campanha sazonal.
|