A Prefeitura de Birigui, por meio de sua Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado realizou na noite desta quinta-feira(05), formatura da 5ª turma do projeto “Sementes do Bem”.
O Projeto Sementes do Bem é um projeto de caráter socioambiental que visa promover o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes voltadas à conservação, preservação e recuperação do meio ambiente e dar qualificação, através do Curso de Qualificação de Jovens Viveiristas, Paisagismo e Artesanato Ecológico, a 30 adolescentes entre 13 e 16 anos, pertencentes a famílias em situação de risco social e residentes no município de Birigui.
A grade do curso é constituída de 288hora/aula teoricopráticas de produção de mudas, paisagismo e artesanato ecológico alinhadas aos conceitos de cidade sustentável, tendo como pressuposto básico a mudança de atitude, o projeto requer um processo educacional e, dessa forma, a Educação Ambiental apresenta-se como o método mais eficaz e condizente para se atingir os objetivos propostos. Nesse processo, é preciso que os princípios da Educação Ambiental, tais como o respeito à diversidade, o exercício da cidadania, o trabalho em rede, a coresponsabilidade e cooperação, entre outros, precisam ser internalizados para que possam permear as atitudes no dia a dia dos envolvidos.
O Prefeito de Birigui, Paulo Bearari, ao fazer uso da palavra destacou a importância da harmonia entre homem e natureza, lembrando também da satisfação em lecionar e colaborar no crescimento das pessoas. Participaram deste evento o Secretário de Meio Ambiente Milton Paulo Boer, Coordenador do Projeto Sementes do Bem Márcio Soares, Vereadores Gilmar Cavaca e Paquinha, além de outros Secretários e funcionários da prefeitura e familiares dos formandos.
|