O Prefeito de Birigui, Pedro Bernabé, acompanhado do Secretário Municipal de Negócios Jurídicos, Dr. Glauco Peruzzo Gonçalves, participou na manhã desta quarta-feira(02), da solenidade de lançamento do Processo Judicial Eletrônico – PJe na Vara do Trabalho de Birigui.
O Processo Judicial Eletrônico é um sistema informatizado, desenvolvido para por fim à tramitação de autos em papel de novos processos no Poder Judiciário. Trata-se do uso racional e inteligente da tecnologia em prol de uma Justiça do Trabalho mais célere, acessível, econômica, eficiente e sintonizada com a importante temática da preservação ambiental.
Além de modernizar o trâmite, o Processo Judicial Eletrônico atua diretamente na redução de gastos públicos, ao possibilitar um enxugamento nos custos da atividade fim do Judiciário; a diminuição de despesas em material de expediente, pessoal, mobiliário, prédios para acomodação dos processos que tramitam em autos físicos, arquivos e transporte, beneficiando advogados e partes, tudo, acompanhado pelo Presidente da Subseção de Birigui da Ordem dos Advogados do Brasil, Dr. Paulo Vaguinaldo da Cruz, também presente no evento.
Nesta ocasião, o Prefeito Pedro Bernabé realizou a entrega do Decreto nº 5.102/2013 de Hóspede Oficial do Município de Birigui à Exma. Sra. Dra. Maria Madalena de Oliveira – Desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região. Em seu pronunciamento, o Prefeito enfatizou que: “Birigui é uma cidade empreendedora, em constante transformação, com vocação para a indústria, a prestação de serviço e às inovações.
Essas características exigem do Poder Público atualização permanente de instrumentos de gestão que se traduzam no melhor atendimento ao cidadão e às empresas. O desafio é romper os paradigmas burocráticos e implementar formas inovadoras de gestão, orientadas pelos princípios da eficiência e da responsabilidade no gasto do dinheiro púbico. Neste particular, as ferramentas da Tecnologia da Informação são imprescindíveis para o aperfeiçoamento da qualidade e melhor prestação de serviço moderna, ágil e transparente”.
Durante o cerimonial foi efetuada a instalação e implantação do PJe-JT na Unidade Trabalhista, oportunidade em que os presentes acompanharam o momento inédito na Justiça do Trabalho de Birigui, através da petição protocolizada pelo Advogado, Dr. Francisco Tsuyoshi Numada. Após este ato a Exma. Desembargadora do Tribunal Dra. Maria Madalena de Oliveira e a Exma. Juíza Titular da Vara do Trabalho de Birigui Dra. Jaide Souza Rizzo descerraram a placa alusiva ao evento.
|