Na semana em que se comemora o Dia do Empreendedor no município de Birigui(10 de outubro), conforme estabelecido na Lei Municipal n.º 5.719, de 20 de setembro de 2013, o Prefeito Municipal, Pedro Bernabé, firmou Protocolo de Intenções com a Instituição Financeira Banco do Brasil S/A, para ampliar e apoiar o empreendedorismo na cidade de Birigui.
Inicialmente, as ações a serem desenvolvidas tem por objetivo o foco socioeconômico financeiro para impulsionar o desenvolvimento sustentável do município, por meio do MPO – Microcrédito Produtivo Orientado.
O MPO – Microcrédito Produtivo Orientado integra um Programa Nacional do Microcrédito do Governo Federal, que tem como objetivos elevar o padrão de vida e geração de empregos e incentivar o empreendedorismo, promovendo o crescimento dos negócios do pequeno empreendedor, por meio da inclusão produtiva. Com o Microcrédito você pode: comprar mercadorias ou matérias-primas, investir em equipamentos e fazer melhorias nas instalações.
O modelo de atendimento ao empreendedor será feito pela rede de agências do Banco do Brasil, com enfase no meio urbano e funcionários capacitados para prestar atendimento aos empreendedores, utilizando metodologia baseada no relacionamento direto, local onde é executada a atividade econômica.
Esta parceria integra o Projeto Prefeito Empreendedor que está sendo elaborado pela Secretária Municipal de Indústria, Comércio e Agronegócio Sílvia Mestriner, que participou da assinatura do documento, juntamente com o representante do Banco do Brasil, Gerente de Agência, Sr. Wilson Gardenal Junior.
Para o Prefeito Pedro Bernabé, “Birigui é uma cidade empreendedora e não vamos medir esforços, para oferecer condições ao cidadão que queira buscar sua autonomia, em especial o pequeno empreendedor. Nosso sonho é transformar em realidade o desenvolvimento econômico local, a geração de trabalho e renda, a redução da desigualdade social, o bem-estar da população, a sustentabilidade e a modernização da administração pública”. A Secretária Municipal de Indústria, Comércio e Agronegócios, Sílvia Mestriner, entendendo a proposta da gestão do Prefeito, afirma que: “nossa pasta está articulando com vários segmentos de negócios, inclusive com as empresas nascentes, por isso, buscamos esta parceria com o Banco do Brasil”.
O Gerente do Banco do Brasil, Sr. Wilson Gardenal Junior, destacou que: “Quem pode contratar o Microcrédito são pessoas físicas empreendedoras informais, Empreendedores Individuais – EI e Microempresas com faturamento bruto anual de até R$120.000,00 (cento e vinte mil reais), à taxa de juros de 0,40% ao mês ou 5% ao ano”.
Por fim, para concretização dos objetivos propostos neste protocolo de intenções e após definidas as ações e as iniciativas conjuntas, que se fizerem necessárias, será celebrado convênio, termo de compromisso e/ou contrato específico, determinando o âmbito de atuação de cada uma das partes.
|