Integrando o plano de gestão municipal do Prefeito Pedro Bernabé, que é um educador e preocupado com as questões da área da educação, foi celebrado na manhã do dia 10 de outubro, (Dia Municipal do Empreendedor), a assinatura do Termo de Adesão do Programa de Implantação da Educação Empreendedora nas escolas municipais, em parceria com o SEBRAE, o qual estava representado pelo Gerente Regional do SEBRAE, Sr. Marco Aurélio Rosas e compondo a mesa, a Secretária Municipal de Educação, Srª Sônia Regina Guaraldo, e o Presidente da Câmara Municipal de Birigui, Sr. Wlademir Antônio Zavanella. O ato foi realizado no Paço Municipal, que foi acompanhado por várias pessoas, entre Secretários Municipais, Vereadores, representantes de entidades civis, servidores da prefeitura e munícipes em geral.
O referido projeto de Educação Empreendedora, se desenvolve, por meio, do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). É um curso presencial que capacita os professores do ensino formal para que vivenciem com os alunos comportamentos empreendedores.
O objetivo do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos na Prefeitura Municipal de Birigui pretende levar o empreendedorismo para crianças do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Além de estimular a atitude empreendedora, o programa desperta na criança a iniciativa na busca de autonomia, possibilitando a eles uma nova consciência de mercado, incentivando para a atividade empreendedora na vida adulta.
A matéria desafia o estudante a raciocinar e a buscar aprender de forma sólida conceitos, conhecimentos e técnicas que o ajudam a resolver problemas do dia a dia com os quais ele terá de lidar na vida profissional.
O Prefeito Pedro Bernabé, iniciou seu pronunciamento agradecendo a todos os Vereadores da Câmara Municipal de Birigui pela sensibilidade na aprovação por unanimidade, da lei municipal nº5.726/2013, que autorizou a celebração desta parceria com o SEBRAE. Em seguida ele mencionou que, “A implantação desse programa de Educação Empreendedora prepara Birigui para um crescimento pensando para os próximos 20 anos”. Buscando o fechamento do ciclo de formação das crianças e jovens de nossa cidade o Prefeito Pedro Bernabé, afirmou também que, “Falei pessoalmente com o Secretário Estadual de Educação, Herman Jacobus Cornelis Voorwald, para efetuar estudos da viabilidade de implantação da Educação Empreendedora, nas escolas estaduais de Birigui, para que possamos despertar num maior número de estudantes o protagonismo no empreendedorismo com a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis. Essas crianças serão os empreendedores de amanhã”.
A Secretaria Municipal de Educação e o SEBRAE estabelecerão um plano de trabalho para que os professores sejam capacitados e o curso possa ser incluído no currículo regular das próprias escolas, na qual esses professores lecionam, sendo certo que, a pretensão é de que no inicio de 2014, Birigui tenha um projeto piloto nas duas escolas de tempo integral, Ruth Pintão Lot – João Crevelaro e Luciano Augusto Canelas – Vista Alegre. E, posteriormente, a implantação em todas as escolas municipais.
|