14/10/2013
Prefeito Pedro Bernabé participa de lançamento de Estudo da Secretaria Estadual de Energia realizado em São Paulo
 

O Prefeito Municipal de Birigui, Pedro Bernabé, foi convidado a participar da mesa da Cerimônia de Lançamento do "Estudo do Potencial Hidroelétrico Remanescente do Estado de São Paulo", representando todos os prefeitos presentes no evento. Presidiu a apresentação, o Subsecretário de Energias Renováveis, Milton Flávio Marques Lautenschlager, acompanhado pela Sra. Márcia Sircia de Souza, representando o CAF - (Banco de Desenvolvimento da América Latina) e pelo Sr. Fábio Horta Nogueira, Engenheiro da IX Projeto.


O Estudo da Secretaria Estadual de Energia mapeia a capacidade de geração hidroelétrica remanescente do Estado, demonstrando o potencial que ainda pode ser aproveitado.


O levantamento contribui com as metas do governo de São Paulo, propostas pelo Plano Paulista de Energia (PPE), de atingir até 2020 a participação de 69% de fontes renováveis na matriz energética estadual.


O subsecretário de Energias Renováveis, Milton Flávio, salientou no lançamento que “o Estado tem quase 25% do que já produz de hidreletricidade para ainda ser explorado”. E completou que,“Trabalharemos para aumentar as fontes renováveis, pois o que buscamos é a segurança energética para o Estado”, afirmou ele.


O estudo mostra que São Paulo tem potencial remanescente para geração hidroelétrica de cerca de 4 mil MW. O foco do aproveitamento desse potencial deve ser a construção de PCHs (Pequenas Centrais Hidroelétricas) e CGHs (Centrais Geradoras Hidrelétricas). “Nosso objetivo é atrair investimentos para São Paulo, maior consumidor de energia do país. Estamos em constante busca por crescimento sustentável”, afirmou Milton Flávio.


Na oportunidade, o Prefeito Pedro Bernabé recebeu o Guia do Empreendedor das CGHs e PCHs e mencionou que, “É importante a participação da Prefeitura nesses eventos, para sintonizar com as novas oportunidades de empreendimentos hidroelétricos, visando a geração e atração de negócios sustentáveis em Birigui”.


O levantamento foi feito a partir de convênio entre o governo do Estado de São Paulo e a CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), assinado em maio de 2012, e operacionalizado por meio da Secretaria de Energia.

Página Anterior



Prefeitura de Birigui
Centro Administrativo Leonardo Sabioni
Rua Anhanguera, 1155 - Jardim Morumbi
CEP: 16200-067  - CNPJ - 46.151.718/0001-80

(18) 3643-6000