Todos os anos, o Fórum Estadual de Tuberculose reúne centenas de pessoas no Estado de São Paulo. O principal objetivo é avaliar os indicadores de qualidade no controle da tuberculose do ano anterior e premiar os municípios, regionais de saúde, unidades prisionais e laboratórios que tiveram melhor desempenho.
Neste ano outros assuntos também foram abordados, como o tabagismo, a tuberculose nos grandes centros urbanos e a Frente Parlamentar da Tuberculose do Estado de São Paulo. O Fórum Estadual de Tuberculose ocorreu no dia 25/09/2013 na cidade de São Paulo, onde o município de Birigui foi premiado " Prêmio de Qualidade nas Ações de Controle da Tuberculose", por ter atingindo a meta de cura. No ano de 2012 o município teve 20 novos casos de janeiro à dezembro, com 19 curas e 01 óbito não tuberculose, atingindo 95% de cura.
Prêmio aos municípios
Concorreram ao prêmio 91 municípios com 20 casos novos de tuberculose ou mais em 2012, sendo agraciados os 52 que atingiram a meta de 85% de cura. Para a classificação final, foram então divididos em categorias, de acordo com montante de casos. Em cada grupo, a classificação levou em conta a busca ativa de casos, a qualidade do diagnóstico e do tratamento dos doentes.
|