A Prefeitura de Birigui, por meio de sua Secretaria de Saúde, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica, realizou nesta manhã de segunda-feira(04), no Teatro do SESI, a abertura da campanha “Intensificação de Busca Ativa de Sintomático Respiratório – Tuberlculose”.
O evento contou com a presença do Prefeito de Birigui, Pedro Bernabé; da Secretária de Saúde, Enf. Dra. Andréa Benvenuta Antônio; da Diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Dra. Maria Helena Martins Yazawa; do Diretor do Centro Paula Souza; Sr. Ossi Jansem, do Secretário Municipal de Finanças; Sr. Ademar Quirino; além dos Coodenadores das Unidades Básicas de Saúde; Agentes Comunitários de Saúde; profissionais das equipes do NASF e ESF, bem como de outros departamentos da saúde pública municipal.
Na solenidade de abertura o Prefeito Pedro Bernabé enfatizou a importância de cada profissional que atua na área da saúde e para encerrar seu pronunciamento fez um pedido especial à todos, “Ao realizarem o atendimento de um paciente deem carinho e amor, pois a atenção e a cordialidade podem fazer a diferença no tratamento desta pessoa”, completou dizendo, “É com essa humanização no atendimento, que estaremos contribuindo para uma melhor qualidade de vida de nossa população”.
Após a abertura foram iniciadas as palestras, a primeira com o tema “Epidemiologia da Tuberculose no cenário loco-regional”, ministrada pela Interlocutora de Tuberculose do Departamento Regional de Saúde de Araçatuba – DRS-II, Enf. Dra. Luciana Coimbra de Mello; a segunda palestra teve como tema “Tuberculose – Diagnóstico e Tratamento da Tuberculose Pulmonar e Extra Pulmonar”, proferida pelo Médico Infectologista da Vigilância Epidemiológica e do Ambulatório DST/AIDS de Birigui, Dr. Igor Barcellos Precinoti, já a terceira e última palestra trabalhou com tema “Ações na Tuberculose: Busca Ativa”, apresentada pela Enfermeira do CTA/SAE/DST AIDS, Enf. Dra. Ana Maria Villares de Souza. Ao final foi aberto para perguntas e esclarecimento do publico.
A partir desta terça-feira(05), todas as Unidades Básicas de Saúde de Birigui estarão realizando a Busca Ativa da Tuberculose, para realizar o exame, basta ir a uma Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa, no horário normal de atendimento. A Secretária de Saúde, Enf. Dra. Andréa Benvenuta, alerta a população em geral, “Se você tiver tosse por mais de duas semanas, produção de catarro, febre, sudorese, cansaço, dor no peito, falta de apetite e emagrecimento são os principais sintomas da tuberculose”, esta doença pode levar o paciente a óbito, mas se tratada tem cura.
|