O Prefeito de Birigui, Pedro Bernabé, a convite do Prefeito de Araçatuba, Cido Sério, participou na tarde de quinta-feira(7), da apresentação aos Ministérios da Educação e da Saúde, em Brasília-DF, da proposta de adesão do município vizinho Araçatuba-SP, ao programa do Governo Federal para abertura de novos cursos de medicina em todo o País. Também estiveram presentes neste evento os Prefeitos de Coroados, Hélcio Carrilho (Tute); Promissão, Hamilton Foz; Andradina, Jamil Ono e Auriflama, Ivanilde Rodrigues, além de alguns vereadores de Araçatuba.
A presença do Prefeito Pedro Bernabé foi importante pois, o mesmo está diretamente ligado à solicitação deste curso superior na região. Relembra o Prefeito Pedro Bernabé: “À época quando estava exercendo a Direção da UNESP pleiteamos internamente junto à Universidade Estadual o Curso de Medicina para o Câmpus de Araçatuba”.
A efetivação da proposta obedece a cronograma definido pelo MEC, com regras a serem seguidas por cidades interessadas em receber autorização para a instalação dos novos cursos. Esta proposta atende, nesta etapa inicial, a todas exigências. As informações apresentadas serão analisadas pelo MEC, que exige, para a autorização do curso, desde números específicos de leitos hospitalares a adesões do município a programas de saúde do Governo Federal.
Uma primeira lista de municípios pré-selecionados será divulgada no dia 2 de dezembro. O resultado final, das cidades que serão contempladas, será publicado no Diário Oficial do dia 20 do mesmo mês. Ao receber a adesão, Padilha fez observações sobre fatores que credenciam Araçatuba a receber o curso. Após o credenciamento do município, faculdades interessadas em ter a medicina como curso também deverão apresentar projetos com suas respectivas estruturas para a formação de novos profissionais.
Outra agenda importante em que o Prefeito de Birigui, Pedro Bernabé, cumpriu em Brasília, foi participar da solenidade de assinatura do decreto que permitirá que as rádios AM migrem para FM. A permissão foi anunciada durante o evento no Palácio do Planalto pela Presidente da República, Sra. Dilma Roulssef, e pelo Ministro das Comunicações, Sr. Paulo Bernardo.
|