18/11/2013
Birigui fará parte da caminhada de conscientização ao diagnóstico precoce e combate do câncer em crianças e jovens “Passos que Salvam”

O Hospital de Câncer Infantojuvenil de Barretos tem por objetivo investir no diagnóstico precoce, prevenção e alcançar curas para o câncer através da pesquisa e tratamento. Que, a nenhuma criança seja negado o direito de tratamento independente de raça, religião ou capacidade da família para pagar o tratamento. Em Birigui, a Ordem DeMolay, juntamente com a Maçonaria, Estrela do Oriente e Arco-Íris, contando com o apoio da Prefeitura Municipal e entidades assistenciais realizará a Caminhada “Passos que Salvam”, levando a conscientização e iniciando um trabalho para o diagnóstico precoce de câncer infantil.

 

A caminhada Passos que Salvam tem por objetivo despertar, conscientizar e despertar a atenção de toda a população para a importância do diagnóstico precoce e combate do câncer em crianças e jovens, em Birigui o evento acontecerá no domingo (24-11), às 8h30, com saída em frente ao Território da Fábricas, descendo a Rua Barão do Rio Branco, passando pela Praça Dr. Gama, subindo a Rua Conselheiro Antônio Prado e término na Praça James Mellor. Qualquer pessoa pode participar, mas ao adquirir um “Kit Caminhada” com camiseta + boné + cadarço personalizados da Caminhada “Passos que Salvam”, no valor de R$25,00, você contribui diretamente ao Hospital do Câncer Infantojuvenil de Barretos, (para adquirir o Kit em Birigui Tel-(18)99686-7062 Bruno Piccolo Guimarães).

 

Esta ação acontece simultaneamente em todas as cidades alertando a população para que encaminhem as crianças aos centros especializados de tratamento em tempo hábil para que alcancem a cura. Muitas crianças e adolescentes com câncer já chegam com a doença em estágio avançado por diversos fatores: desinformação dos pais, medo do diagnóstico, desinformação dos médicos.

 

O diagnóstico precoce do câncer infantil muitas vezes é prejudicado pela semelhança dos sinais e sintomas desta patologia com doenças comuns na infância. Os profissionais encontram dificuldade em fechar o diagnóstico, o que atrasa a busca por serviços médicos especializados, por isso, o conhecimento do pediatra acerca do câncer é determinante para o diagnóstico rápido e seguro.

 

Faz-se necessário campanhas de alerta para esses sinais e sintomas e de programas de treinamento para os profissionais de saúde para identificação dos principais sintomas relacionados à essa patologia. Quando o diagnóstico é feito precocemente, o tratamento pode ser menos agressivo e as chances de cura muito maiores.

 

Estima-se que em torno de 70% das crianças acometidas de câncer podem ser curadas, se diagnosticadas precocemente e tratadas em centros especializados. A maioria dessas crianças terá boa qualidade de vida após o tratamento adequado.

 

Assim como em países desenvolvidos, no Brasil, o câncer já representa a segunda causa de mortalidade proporcional entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, para todas as regiões. Podemos dizer que o câncer é a primeira causa de mortes por doença, após 1 ano de idade, até o final da adolescência.

 

EM 2013 a caminhada Passos que Salvam será realizada em mais de 50 cidades, envolvendo também o estado de Minas Gerais e ampliando o número de cidades de São Paulo e Rondônia. 

Página Anterior



Prefeitura de Birigui
Centro Administrativo Leonardo Sabioni
Rua Anhanguera, 1155 - Jardim Morumbi
CEP: 16200-067  - CNPJ - 46.151.718/0001-80

(18) 3643-6000