A Prefeitura de Birigui, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Agronegócio apresentou aos agricultores do município os resultados da experiência de uma técnica inédita de produção de maçã desenvolvida para o clima local.
O experimento com macieiras foi realizado em Birigui pela Diretoria de Abastecimento e Agricultura da Secretaria Municipal, que teve como objetivo constatar a adaptação de alguns cultivares de maçãs às condições climáticas da nossa região e encontrar alternativas rentáveis para diversificação de culturas para os agricultores biriguienses.
A possibilidade de implantação desta cultura surgiu a partir de visitas e estudos realizados pela Secretaria Municipal de Indústria Comércio e Agronegócios em regiões de clima subtropical onde é possível observar o cultivo da maçã Eva, variedade desenvolvida pelo Instituto Agronômico do Paraná – IAPAR, que apresenta pouca exigência de frio, característica que viabilizou a implantação do experimento de adaptação dessa cultura em nossa cidade.
A escolha da maça como forma alternativa de produção pela Secretaria Municipal se deu pela aceitabilidade e facilidade de consumo da fruta, bem como a possibilidade de armazenamento em câmara fria por longos períodos, sendo uma cultura inédita em nossa região.
Outra característica que enobrece o fruto da macieira é que ele pode ser consumido diretamente sem que seja necessária nenhuma forma de processamento, além de atributos relacionados com benefícios à saúde de quem o consome, constatados cientificamente.
Por fim, conclui o Prefeito Pedro Bernabé: “Não canso de frisar que, Birigui é uma cidade inovadora e empreendedora. Esses resultados possibilitarão aos agricultores locais terem condições de competirem no mercado nacional com as maças produzidas na região sul do país”.
|