A Prefeitura de Birigui aderiu ao programa da ONU (Organizações das Nações Unidas) "Construindo cidades resilientes: minha cidade está se preparando", que tem como objetivo fazer com que o município seja modelo no combate e redução de riscos de desastres.
Segundo a Secretária Municipal de Segurança Pública, Dra. Ana Lúcia de Souza Ghaname, o convite partiu da Conselho Estadual de Defesa Civil de São Paulo que informou a possibilidade da inscrição para praticamente todas as prefeituras da região.
"Apresentamos a proposta ao Prefeito Pedro Bernabé que prontamente aceitou", disse Ana Lúcia, que explicou que a decisão tem que ser do chefe do Executivo, pois quando o município aceita o compromisso com a ONU deve investir dinheiro no sentido de atingir as metas estabelecidas para tornar a cidade resiliente.
O Prefeito Pedro Bernabé informou, que a proposta foi bem analisada. "Nós constatamos que temos competência, possibilidades para colocá-la em prática e por isso nós nos inscrevemos", afirmou o Prefeito.
A Dra. Ana Lúcia esclarece que Birigui está na etapa inicial, ou seja, de adesão ao projeto. Ao longo dele, o escritório da ONU vai avaliando as medidas que estão sendo tomadas até chegar ao "município modelo em resiliência". Até o momento, apenas Campinas atingiu esse patamar. "É um processo de médio e longo prazo. A gente pretende chegar nessa etapa, se possível, nos próximos três anos", prevê a Secretária de Segurança Pública do município.
|