A população biriguiense foi surpreendida com uma tromba-d´água, com fortes ventos e chuva de granizo na madrugada deste domingo (09.02). O temporal atingiu parte do Município de Birigui.
A Estação Metereológica mais próxima de Birigui, o INMET – Instituto Nacional de Metereologia instalada em José Bonifácio-SP, aferiu rajada máxima de vento de 77,4 km/h.
Imediatamente, a Prefeitura de Birigui reuniu funcionários e equipes para auxiliar em várias frentes de serviço. Todas as secretarias foram acionadas, destacando as Secretarias de Obras, Serviços Públicos, Meio Ambiente e Segurança Pública.
O próprio Prefeito Pedro Bernabé circulou por toda a cidade observando os pontos mais graves e prioritários para que fossem solucionados os problemas das pessoas atingidas o mais breve possível.
O Departamento de Trânsito constatou prejuízos em 10 semáforos, alguns ainda estão sendo reparados. A reposição de placas de sinalização aérea também já estão sendo substituídas.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, foram realizados 20 atendimentos pela corporação.
A CPFL – Companhia Paulista de Força e Luz – informou que os fortes ventos derrubaram aproximadamente 180 árvores em vários pontos da cidade, o que acabou interrompendo o fornecimento de água e energia elétrica. No domingo, foram 153 ocorrência atendidas e hoje serão mais 33 atendimentos, num total de 186 ocorrências.
Para reestabelecer a rede de energia a CPFL convocou 15 equipes com 2 eletricistas cada, gerenciadas pelo Engenheiro Líder e pelo Chefe de Manutenção. As equipes são originárias de Lins, Promissão, Penápolis, Braúna, Araçatuba, Guaraçai, Piacatu e Birigui. No dia de hoje, a CPFL terá ainda 6 equipes trabalhando.
Ontem, em função da queda de uma árvore no sistema elétrico das bombas de captação de água do Ribeirão Baixote. O rompimento dos cabos de energia provocou a interrupção das bombas, que prejudicou o abastecimento de água.
Na segunda-feira pela manhã, o Prefeito Pedro Bernabé reuniu com o secretariado e estabeleceu estratégia para a continuidade dos serviços de limpeza e reestabelecimento da normalidade, com vários caminhões, retroescavadeiras, situação que perdurará por toda essa semana.
Além disso, 5 equipes de podadores particulares, voluntariamente, estarão ajudando no recolhimento de galhos espalhados pela cidade, juntamente com o serviço executado pela Prefeitura.
Amanhã, para reparo final no sistema de captação de água do Ribeirão Baixote será paralisado parcialmente o abastecimento nos bairros: Centro, Vila Staff, Vila Cortelazzi, Jardim Pérola, Jardim Morumbi, Jardim Nossa Senhora de Fátima, Vila Gardenal, Vila Giampetro, Patrimônio Santo Antônio, Vila Pontes, Jardim Sumaré, Perdizes, Vila Maria, Vila Roberto, Vila Guanabara, Vila Xavier, Vila Operária, Parque Residencial Nelson Calixto, Jardim São Paulo, Vila Industrial, Vila Bandeirantes, Parque Pinheiros, Jardim Pinheiros, Jandaia, Jardim Planalto, Cidade Jardim, Ivone Alves Palma, Tereza Maria Barbieri, Residencial Ipê, Jandaia II, Arueiras, Residencial Birigui I e II e Residencial Mário Crêm dos Santos.
|