A Prefeitura de Birigui, por meio de sua Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, através do COMUDE – Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizou na noite de quarta-feira (02-04), no auditório do Senai, palestra sobre “Transtorno do Espectro do Autismo”, ministrada pelas Sras. Sidney Freitas Ribeiro – Psicopedagoga e Diretora da AMA de Araçatuba e Juliana Spínola Corassa Francisco – Psicologa/Especialista em Terapia Cognitiva Comportamental.
O Presidente do COMUDE Roberto Michel de Holanda, agradeceu a Prefeitura de Birigui, em nome do Prefeito Pedro Bernabé e da Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social Marilene galera Bernabé pelo apoio ao Conselho e destacou o papel importante do Conselho no auxílio de politicas públicas voltadas as pessoas com deficiência.
Para Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social Marilene Bernabé, “é muito importante a realização destes eventos, assim a população pode debater sobre assuntos importantes, como o de hoje”, agradeceu a presença de todos e a disposição em participar de um evento de extrema relevância para nossa cidade.
Estiveram presentes no evento o Secretário Municipal de Expediente e Comunicação Odeli Custódio, os Vereadores Josená Vitorino, Paulo Bearari, Hebe Cervelati e Osterlaine Henrique Alves. A palestra teve duração de aproximadamente 1h30, contando com o auditório lotado.
Em 2007, a Organização das Nações Unidas (ONU), instituiu 2 de abril como o Dia Internacional de Conscientização do Autismo. Em Birigui prédios públicos, Paço Municipal e Pronto Socorro, estão sendo iluminados durante todo o mês para celebrar a passagem da data.
O autismo é um transtorno global do desenvolvimento marcado por algumas características fundamentais, como a inabilidade para interagir socialmente, a dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos, e apresentar padrão de comportamento restritivo e repetitivo.
|