Nesta quarta-feira (28.05), o Prefeito Pedro Bernabé, cumprindo agenda em São Paulo assinou convênios para obtenção de Hortas, acompanhado pela Sra. Lú Alckmin, Presidente do FUSSESP – Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.
O Projeto Horta Educativa tem como objetivo fortalecer o trabalho educacional voltado à formação de valores sociais, culturais e alimentares compatíveis com a preservação da cultura do país, do meio ambiente e da promoção de hábitos alimentares saudáveis.
É um instrumento pedagógico para a compreensão da relação meio ambiente e alimentação saudável, relacionando-os à saúde, cidadania e qualidade de vida.
O projeto, elaborado para crianças de 4 a 8 anos, visa a implantar hortas educativas em unidades públicas de ensino, através da assinatura de convênios. O objetivo é ensinar, mesclando aulas teóricas e práticas, conceitos de Educação Ambiental, Nutricional e Valorização do Meio Rural via Horticultura.
A atividade interdisciplinar tem duração de um ano e conta com quatro tipos de apostilas: Caderno de Atividades da Criança, Caderno do Educador, Caderno do Cuidador da Horta e Caderno da Família.
Todos os educadores e cuidadores da horta foram capacitados por técnicos da Secretaria da Agricultura.
As técnicas foram testadas com educadores e alunos em uma horta vitrine implantada ao lado da creche no Palácio dos Bandeirantes.
Os parceiros do projeto são a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (executor do projeto) e com os Fundos Sociais Municipais (que exercerão a coordenação do projeto nos municípios, como é o caso de Birigui). O projeto conta também com o apoio da TV Cultura, que cedeu a utilização das imagens da série infantil “Cocoricó” para ilustração do material didático.
A implantação das hortas educativas crescem a cada ano: em 2012 eram 100 municípios, em 2013 foram 150 municípios e agora em 2014 alcançou-se o número de 200 municípios paulistas, incluindo Birigui.
|