A Prefeitura de Birigui, através de sua Secretaria de Cultura realiza no período de 05 à 27 de junho, a exposição “Futebol Arte” nas dependências da Biblioteca Publica Municipal Drº Nilo Peçanha (Avenida Governador Pedro de Toledo, 73, Centro) e no Paço Municipal (Praça James Mellor, s/n, Centro), de segunda a sexta-feira das 7h30 às 17h.
A mostra é a reprodução da exposição “Futebol Arte”, com os trabalhos originais de artistas brasileiros, que circulou por Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, seguindo depois pela Europa.
Ao partilhar do cenário sócio-cultural dos grandes jogos da Copa 98, a exposição investe-se também da função de amuleto da sorte, carregando consigo o desesperado desejo de vencer das multidões. Os jogadores da copa e os artistas da exposição representam a conquista, compensada pelo trabalho, gerado com sensibilidade, treinamento, inventividade e senso lúdico de oportunidade.
O jogo e a pintura têm características comuns da gestualidade, movimento, composição e estilo, construídos num processo contínuo de criação. A seleção dos artistas da mostra “Futebol Arte” apresenta pinturas de formatos e proporções variadas, que versam sobre o baile dos dribles, situações adversas, signos e símbolos pertinentes aos jogadores e sobre a famosa bola correndo no campo verde ou nas várzeas dos arrebaldes das cidades.
É preciso salientar que as diferentes tendências da seleção dos profissionais da mostra “Futebol Arte” representam a complexidade da arte brasileira à semelhança dos estilos performáticos da seleção dos jogadores do futebol nacional.
A exposição consiste na busca da plasticidade do espetáculo, feito por cores fortes e emoções intensas, através da visão de um time de artistas plásticos consagrados, mostrando o culto fervoroso a partir de uma perspectiva poética. Um conjunto de vinte e sete quadros que reconhece a importância cultural da paixão pelo futebol. A Exposição é composta por 27 telas, dos seguintes autores: Aldemir Martins, Antonio Henrique Amaral, Antônio Peticov, Carlos Vergara, Cildo Meireles, Cláudio Tozzi, Cleber Machado, Daniel Senise, Glauco Rodrigues, Gregório Gruber, Guto Lacaz, Ivald Granato, João Câmara, José Roberto Aguilar, José Zaragoza, Leda Catunda, Luiz Zerbini, Maciej Babinski, Márcia Grostein, Mario Gruber, Mauricio Nogueira Lima, Nelson Leirner, Roberto Magalhães, Rubens Gerchman, Sergio Ferro, Siron Franco, Tomoshigue Kusuno, Wesley Duke Lee, Zélio Alves Pinto.
|