A Prefeitura de Birigui, por meio de sua Secretaria de Cultura inaugurou na tarde de terça-feira (10-06), no bairro Ivone Alves Palma, o Centro de Atividades Musicais, denominado “José Eduardo Rossini” através da Lei Nº5.834, de 9 de Maio de 2014, de autoria do Prefeito de Birigui, Pedro Bernabé, aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal.
Estiveram presentes na inauguração o Prefeito Pedro Bernabé, o Secretário de Cultura Giovani Machado, o Secretário Adjunto de Cultura Marcos Tinareli, o Secretário de Administração Edson Lopes, o Secretário de Expediente e Comunicação Odeli Custódio, o Secretário de Meio Ambiente Milton Boer, o Secretário Adjunto de Meio Ambiente André Branco, o Secretário Adjunto de Educação Márcio Insognia, a Vereadora Hebe Cervelati, o Vereador Valdemir Frederico (Vadão), o Vereador Josena Vitorino da Silva, a Sra. Maria Aparecida Prates Rossini esposa do homenageado, familiares do Sr. José Rossini, vários funcionários, além de muitos moradores daquela região.
Na abertura do evento, os hinos nacional e do município foram executados pela Corporação Musical Maestro Antônio Passareli, Marcos Tinareli e a Cantora Leticia (Banda Tribuss).
Na sequencia os presentes acompanharam um pouco da bela história de José Eduardo Rossini, que aos 12 anos ganhou de seu pai uma bateria, ao sair para aprender a tocar o instrumento, encontrou o Sr. Wlamir Scudeller, que disse que Rossini tinha um ouvido bem apurado e facilidade no aprendizado da música, o que fez com que continuasse seu aprendizado autodidata. Participou de bandas, tocou em programas de rádio e fez bailes de carnaval.
Já na década de 1980 entrou para o quadro de músicos da Corporação Musical Maestro Antônio Passareli como baterista e percussionista, a qual dedicou mais de vinte anos de sua vida. Músico apaixonado pela arte, demonstrava essa paixão durante as apresentações nas quais participava. Nos seus últimos anos junto à Banda foi regente oficial da música, que ele Rossini colocou no repertório, He-man, durante a qual demonstrava a alegria de uma alma jovem que embalada pela música transbordava de satisfação. José Rossini faleceu em quatro de junho de 2009.
No uso da palavra Mateus Rossini, neto do homenageado, falou da satisfação da família ao ver o nome de seu avô perpetuado em um local tão importante para crianças e jovens.
Para Josená Vitorino “Fico feliz por ver este projeto sendo instalado em um bairro mais afastado da região central da cidade, Parabéns ao Prefeito Pedro Bernabé e a toda equipe da Cultura”.
Já o Secretário de Cultura Giovani Machado agradeceu o empenho de todos os funcionários da pasta, “Vocês realmente vestiram a camisa da Cultura” enfatizou, “Deixei o Prefeito por último, não por ter me esquecido, mas é que o melhor vinho deixamos pro final, muito obrigado Pedro Bernabé pela coragem, pois você pensa Cultura, hoje na agenda do Prefeito existe a pauta Cultura, e apenas pessoas com sensibilidade são capazes de colocar a Cultura como prioridade na administração” finalizou.
O Prefeito Pedro Bernabé fez questão de iniciar seu pronunciamento agradecendo a Sra. Maria Rossini e contou um pouco de seu convívio na juventude com o José Rossini, parabenizou o Secretário de Cultura “Agradeço ao Secretário Giovani, mas em nome dele agradeço a todos os funcionários da Cultura, que entenderam nossa filosofia e fazem a diferença, Birigui é grande e necessitava de Cultura, nosso sonho é tornar nossa cidade referência nessa área, hoje já pensamos e fazemos Cultura, mas faremos muito mais” disse, “Visitando igrejas pude perceber o grande número de músicos que temos em nossa cidade, crianças já dominando os instrumentos e fazendo belíssimas apresentações, todos precisam de espaços adequados e incentivo para despertar a vocação musical, isso que será feito feito neste empreendimento Cultural entregue na data de hoje a nossa população” completou o Prefeito.
Neste espaço Cultural abrigará as aulas da Banda Marcial de Birigui – BAMABI, as quartas e sextas-feiras, nos períodos manhã das 8h às 10h30 e tarde das 14h às 17h, aos sábados das 14h às 17h. Os pais que queiram inscrever seus filhos a partir dos 7 anos de idade, na iniciação musical da BAMABI, basta ir ao local sito a Rua Augusto Moroso, 783 – Ivone Alves Palma. Não há limite de idade para ingressar neste projeto.
|