No dia 14/06 (sábado), a Prefeitura de Birigui, através do Secretário de Cultura Giovani Machado e a Secretária de Educação Sônia Regina Guaraldo, juntamente com funcionários das respectivas pastas participaram do Encontro de Formação “Educação Incomum – A Educação que queremos” realizado no Teatro da USP/FOB em parceria com o SESC de Bauru-SP. O evento foi voltado para professores e educadores de todas as áreas com uma abordagem diferenciada, reflexões e alternativas para melhorias no sistema de educação formal e também uma mudança significativa de cada indivíduo.
O Educador Português José Pacheco ministrou a palestra “Educação Incomum nas escolas ou fora delas”. Pacheco é o idealizador da Escola da Ponte em Portugal. Lá conseguiu colocar em prática, desde 1976, métodos que fogem das escolas tradicionais. Sem séries, ciclos, provas, paredes e muros, sua proposta não é feita só com um professor, mas conta com a participação de toda a equipe, que se mobiliza para ousar e fazer uma educação diferente.
“Educação Incomum nas Universidades” foi o tema trabalhado pelo Professor Dr. Ivan Guerrini de Botucatu-SP, graduado em Física pela UNESP, mestre em Ciências e Doutor em Agronomia pela USP, é, também, escritor e palestrante nos seguintes temas: complexidade, saúde integral, saúde coletiva, medicina alternativa e complementar, meio ambiente, educação transdisciplinar, princípios filosóficos e epistemológicos da Física Quântica, aplicações de Caos, Sistemas Complexos e Física Quântica em Homeopatia e Florais, autoconhecimento e temas correlatos.
Lucas da Costa e Marlete Wildemberg de Presidente Prudente-SP apresentaram propostas factíveis para uma “Educação Incomum em Mim”. Autoconhecimento como necessidade evolutiva, necessidade de uma instituição organizada para desenvolvimento do autoconhecimento e autoeducação e Princípios do Projeto Tempo de Ser e a Educação de Essencialidades.
A participação em eventos como este é a oportunidade de reunir pessoas, grupos e instituições, da sociedade civil, órgãos públicos e privados interessados em discutir, sugerir, cuidar e propor ações criativas e significativas nos serviços oferecidos pela Prefeitura.
|