A Prefeitura de Birigui, por intermédio de sua Secretaria de Saúde, através do Departamento de Vigilância Sanitária, equipe do Centro de Controle de Vetores e Zoonoses – CCVZ realiza a Semana Estadual de Prevenção da Leishmaniose Visceral Americana no período de 06 a 12 de Agosto de 2014, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SUCEN).
A mobilização acontece nas Escolas com atividades em sala de aula, como por exemplo, a apresentação de desenho educativo sobre Leishmaniose e a abordagem do tema coordenados pelos Professores. A equipe do CCVZ já passou pela Escola Municipal - Prof. Luciano Canellas e Escola Municipal - Prof.ª Adelina Bernadete Paciti. O IEC (Informação, Educação e Comunicação) da Secretaria Municipal de Saúde, forneceu o material e finaliza estas atividades com esclarecimentos sobre a Doença e Exposição do Mosquito transmissor o Lutzomiya Longipalpis, conhecido por mosquito palha ou birigui.
O CCVZ também realizou Atividade Educacional na Área Social, ministrando palestra com Exposição no Centro de Referência de Assistência Social - Orlanda Macarine Pálacio, no Bairro Portal da Pérola II, pertencente a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social. Até o final desta mobilização serão realizadas (7) sete Palestras com Exposição e cerca de 18 escolas da Rede Municipal farão atividades referentes ao tema Leishmaniose.
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do CCVZ tem desenvolvido no município, várias ações para o controle da Leishmaniose Visceral Americana, que é uma doença que acomete cachorros e eventualmente os seres humanos. Uma delas tem sido a realização de inquérito sorológico canino (exame de sangue) para detectar a Leishmaniose nos cães.
|