O Prefeito de Birigui, Pedro Bernabé, participou nesta quinta-feira (04-09), juntamente com o Prefeito de Araçatuba, Cido Sério, do anúncio pelo Ministro da Educação, Henrique Paim e do Ministro da Saúde, Arthur Chioro, do Curso de Medicina para a região.
O aeroporto Dario Guarita, em Araçatuba, estava repleto de pessoas que os aguardavam para ouvir o anúncio. Estava presente também o Prefeito de Coroados, Tuti e Vereadores.
O Ministro da Saúde anunciou, durante o evento, que a meta do Ministério é chegar ao patamar de 2,6 médicos por mil habitantes até 2026. No Brasil são 1,8 médicos por mil habitantes, enquanto que em países como a Argentina o índice é de 3,2; Portugal 3,9 e Reino Unido 2,7.
Mesmo em estados com maior relação de médicos por habitantes, como é o caso de São Paulo (2,4), diversos municípios contam com uma relação muito menor, como Araçatuba (1,3), Franca (1,4) e Registro (0,75).
Foram escolhidas cidades com 70 mil habitantes ou mais que não dispunham de curso superior para a formação de médicos. Elas estão localizadas em 11 estados de quatro regiões do país. Entre as 14 selecionadas no Estado de São Paulo, estão Jaú, Bauru, Limeira, Piracicaba, Araras, entre outras.
COLETIVA EM BRASÍLIA
O Ministro da Educação destacou, durante a coletiva em Brasília, que o país está inaugurando um novo modelo. Antes, havia demanda das instituições de ensino pela abertura de vagas. Agora, o governo está induzindo a criação dos cursos de medicina. “O anúncio dos 39 municípios habilitados prova que atingimos esse objetivo”, disse Paim. O ministro afirmou ainda que tão importante quanto a expansão das vagas é a preocupação com a qualidade, tanto que foram estabelecidos vários critérios para a seleção dos municípios. “Estamos assegurando que serão cursos de qualidade, com o apoio do poder público municipal”.
|