03/10/2014
Secretaria Municipal de Saúde inova na prevenção de câncer de colo de útero
 

A Prefeitura de Birigui, através de sua Secretaria de Saúde, em parceria com o Hospital de Câncer de Barretos (H.C.B), desde 2009 vem oferecendo o exame preventivo de Câncer de colo de útero (Papanicolaou) para todas as munícipes.

 

Nos dias 29 e 30 de setembro e 1 de outubro os profissionais da saúde (médicos ginecologistas e enfermeiros), no Ambulatório de Saúde da Mulher, estão sendo capacitados pelo coordenador do setor de prevenção de Câncer de colo de útero do H.C.B, Dr. Marcelo P. Almeida, para o novo método de coleta denominado Base Líquida.

 

Este método permite a análise de 100% das células coletadas. Estudos e artigos comprovam sua eficiência, sensibilidade e especificidade, sendo considerado o melhor método do mundo na detecção do Câncer de colo de útero. Sendo que este é o 3º tumor mais frequente nas mulheres.

 

O exame está disponível em todas as unidades de saúde (UBSs, Saúde da Mulher e Serviço de Atendimento Especializado) a partir desta data. Não há empecilhos para realização da coleta.

Página Anterior



Prefeitura de Birigui
Centro Administrativo Leonardo Sabioni
Rua Anhanguera, 1155 - Jardim Morumbi
CEP: 16200-067  - CNPJ - 46.151.718/0001-80

(18) 3643-6000